Conforme acontece com os smartphones iPhone, ou o Moto X, os novos televisores da Samsung permanecem constantemente com o microfone aberto, pronto para atender a um comando do usuário, para ligar, mudar de canal, aumentar o volume, etc.[pullquote]os usuários evitem falar informações confidenciais ou dados pessoais, uma vez que tais informações seriam enviadas para a nuvem.[/pullquote]
No caso da TV esse comando é enviado para a nuvem, que por sua vez os traduz em comando e os devolve ao aparelho. Só que de acordo com os termos, nas televisões esse processo acontece o tempo todo, e não somente quando o reconhecimento de voz é ativado, e os termos poderão ser transmitidos para “serviços de terceiros”.
A Samsung ao se pronunciar a imprensa relatou que realmente faz a captura de sons do ambiente, mais que esses dados são enviados para empresas que só os utilizam para melhorar a experiência do usuário no uso da TV e é usada criptografia para manter a privacidade desses dados coletados. Apesar das declarações afirmou não ser responsável pelas práticas de segurança usadas por de terceiros, como os serviços de cloud computing que utilizam para transformar os comandos de voz em texto.
Disse ainda que para os usuários que se sentirem incomodados com a coleta de dados, o recurso pode ser desligado no menu, ou o aparelho pode ser retirado da rede. Em ambos os casos o usuário passaria a ter uma televisão comum, sem os recursos conectados.
Após muitos protestos e acusações de espionagem a Samsung finalmente divulgou que “serviços de terceiros” referem-se à empresa americana Nuance, especializada em reconhecimento de voz e que não guarda as conversas dos consumidores, limitando-se a interpretar o som e devolver o comando a TV.