O site de compartilhamento de arquivos RapidShare anunciou em sua homepage que irá parar de funcionar dia 31 de março deste ano.
Fundado em maio de 2002, o antigo concorrente do megaupload estava no rank dos mais conhecidos sites de compartilhamento de arquivos da internet na época de ouro do download (a empresa chegou a afirmar que tinha cerca de 10 petabytes de arquivos aramazenados em seus servidores).
A empresa não se manifestou sobre os motivos pelos quais tomou essa decisão e até mesmo a página oficial do facebook e o endereço do twitter estão a mais de um ano sem atualizações. Provavelmente os motivos para o encerramento definitivo são que hoje em dia, com a massificação de sites dessa natureza, ofertas de armazenamento ilimitado e modelos de negócio de streaming de conteúdo (Amazon, NetFlix, iTunes) tornaram a Rapidshare pouco rentável para seus idealizadores e igualmente pouco atraente para sua imensa base de clientes.
Também poderíamos citar como motivo para essa decisão a volta do Megaupload com novo nome e alguns novos recursos interessantes (como um comunicador criptografado) e o desgaste da marca ao enfrentar várias ações judiciais que a associavam a pirataria e troca ilegal de arquivos,
De acordo com o comunicado os clientes tem conta Standard Plus Premium podem utilizar os serviços até o dia 28 de fevereiro, tempo suficiente para que sejam feitos backups dos conteúdos e migração para outros serviços.