Ericsson processa Apple por infringir patentes

Ericcson

A empresa de telecomunicações sueca Ericsson tenta proibir a venda de produtos da Apple que utilizam patentes relacionadas às normas 2G e 4G/LTE, além de itens de design de hardware, software e componentes. Ela entrou com várias ações (duas no ITC e sete no Tribunal Distrital dos Estados Unidos no Texas) contra a empresa por violação destas 41 patentes, tanto no iPhone quanto no iPad.

Em declaração a imprensa, Kasim Alfalahi (responsável de propriedade intelectual Ericsson) afirma que a Apple está utilizando tecnologias da empresa sem autorização, e que solicitará a ajuda da justiça e do ITC (comissão americana de comércio internacional) para resolver essa situação. Ainda em seu comunicado afirma que estão dispostos a compartilhar suas patentes com a Apple e irão tentar “de boa fé” encontrar uma solução justa.[pullquote]Kasim Alfalahi (responsável de propriedade intelectual Ericsson) afirma que a Apple está utilizando tecnologias da empresa sem autorização, e que solicitará a ajuda da justiça e do ITC (comissão americana de comércio internacional) para resolver essa situação.[/pullquote]

De acordo com a Apple, que deveria ter renovado seus acordos de licença com a Ericsson no mês passado, as negociações foram rejeitadas porque os valores pedidos pela Ericsson foram consideradas muito altos. Em coletiva com a imprensa a empresa deu a seguinte declaração:
“Com dezenas de milhares de funcionários inovadores, a Apple tem um profundo respeito pela propriedade intelectual. Nós sempre estivemos dispostos a pagar um preço justo para garantir os direitos de patentes de tecnologia que utilizamos em nossos produtos. Infelizmente, não concordamos com a Ericsson em um preço justo para as suas patentes, e, como último recurso, estamos pedindo ajuda aos tribunais”.

A Ericsson (oficialmente, Telefonaktiebolaget L. M. Ericsson) é uma empresa sueca de tecnologia, fabricante de equipamentos de telefonia fixa e móvel é uma das líderes mundiais no setor de telecomunicação (foi fundada em 1876 como uma loja de reparos em telégrafos por Lars Magnus Ericsson) e está no Brasil desde 1892. Ela detém um portfólio de mais de 35.000 patentes e continua a ser a maior detentora individual de patentes industriais do mundo, tendo acordos comerciais nessa área com a maioria das grandes empresas mundiais.

 

Opinião do editor
$$$
Sair da versão mobile