Alibaba, uma das maiores empresas de e-commerce do mundo e sediada na China (e dona do AliExpress) começou a mandar uma parte de suas encomendas por Drones. Inicialmente serão só caixas de chá de gengibre, nas cidades de Pequim, Xangai e Guangzhou (que estão sediando também os testes com os dispositivos) para clientes do ramo da empresa chamado Taobao Marketplace, mais em breve serão ampliadas para todo o país.
Os testes estão sendo feitos para verificar na prática como esse serviço pode ser realizado. Um Drone controlado a partir da sede da empresa levaria o produto até um ponto chave (prédio comercial) próximo à casa do cliente, e daí seria levado por um entregador da empresa ou terceirizado (correios chineses).
Apesar de inovadora, essa modalidade de entrega ainda está em testes e necessita de regulamentação, pois o espaço aéreo das cidades é de responsabilidade das autoridades de aviação, motivo pela qual a Amazon, apesar de dispor da tecnologia, ainda não conseguiu implantar essa logística nos EUA.
Veja o vídeo promocional feito do testes dos drones: