Já foi provado em diversos estudos realizados pelo mundo (principalmente no Japão) que devido a radiação emitida pela tela, passar grande parte do dia em frente a um monitor de computador diminui a proteína que mantém o globo ocular úmido. Essa proteína, presente nas lágrimas, é chamada MUC5AC e tem a principal função de manter a umidade dos nossos olhos. Num nível mais alto dessa deficiência a pessoa começa apresentar um quadro similar a quem tem a doença “síndrome de disfunção lacrimal” (olho seco).
- Principal: faça o máximo para passar menos horas em frente ao computador (dica útil mais difícil de por em prática, pois a maioria das profissões atuais são baseadas no uso do equipamento.
- Marque consultas frequentes com seu oftalmologista: e se usar óculos, sempre mantenha eles condizentes com seu grau.
- Pisque bastante: O ato de piscar é um movimento involuntário que realiza a lubrificação dos olhos. Quando você foca sua visão em um ponto, como a tela do computador ou tablet, sua frequência de piscadas diminui (o número de piscadas cai de 22 vezes para apenas cinco ou menos por minuto), portanto sempre que lembrar pisque.
- Evite do ar condicionado: A pele e mucosas ressecam quando há exposição contínua ao ar condicionado. Sempre que puder deixe o ar natural circular livremente pela sala e se não for possível compre um umidificador ou mantenha vasilhas com água próximas a você.
- Ajuste sua postura:
Tente ficar a uma distância e ângulo bons para que você não tenha que forçar sua visão durante o trabalho, pois quanto mais você forçar os olhos (abrindo-os mais que o necessário), mais lágrimas irão evaporar. - Faça pausas durante o dia: A cada hora faça uma pausa. Isso melhora sua vida social pois você irá tomar uma água, um café ou simplesmente irá bater um papo com os amigos do trabalho e com isso irá hidratar seu corpo e fugir dos raios que estão em constante contato com sua visão.
- Use sempre colírio:
Procure seu oftalmologista de confiança e peça que lhe receite um colírio para hidratação. É sempre bom prevenir problemas antes que eles apareçam.