Uma dos objetos que temos que ter o maior cuidado é sem dúvida a nossa escova de dentes. É ela que vai definir a saúde de sua boca. Por mais que pareçam limpas, e que tomemos cuidados com sua higiene, por falta de conhecimento podemos ingerir a partir dela muitas coisas extremamente desagradáveis.
Vejam algumas das coisas que podem estar por trás das cerdas branquinhas e limpas visualmente:
- coliformes fecais,
- HPV,
- herpes,
- vestígios de sangue,
- restos de comida, etc.
Para uma maior segurança no ato da escovação diária e para manter as em boas condições higiênicas de sua amiga de todos os dias, siga os passos que eu listei a seguir:
- Se a escova fica no banheiro (como em 99% dos casos) sempre dê descarga com a tampa fechada. Todas as bactérias presentes no vaso sanitário no momento da descarga sobem ao ambiente e muitas se depositam nas toalhas e escovas de dentes desprotegidas.
- Troque a escova regularmente, no mínimo a cada 3 meses. As cerdas depois deste tempo vão perdendo o poder de limpeza. Se as cerdas estiverem gastas antes deste tempo, você estiver realizando um tratamento ou passou por alguma infecção na boca troque a escova de imediato.
- Depois da escovação, lave-a em água corrente e retire o excesso de água com uma pequena batida. Depois borrife antisséptico bucal, também vale deixar a parte das cerdas submersa no antisséptico bucal por uns 20 minutos (se possível à base de clorexidina 0,12% normalmente utilizado para bochechos). Guarde em capinhas (tipo protetor de cabeça, que facilitam a limpeza) que também devem ser limpos na mesma solução. O antisséptico ficará agindo durante todo o intervalo entre as escovações, promovendo uma desinfecção eficiente.
- Como escovar os dentes: Antes de iniciar a higiene oral, as mãos e principalmente as unhas devem ser muito bem lavadas e esfregadas com água e sabão. Faça um bochecho com água para evitar que restos de comida fiquem presos na escova (e sofrerem decomposição posterior) e passe o fio dental para eliminar qualquer resíduo restante. Lave bem a escova antes de colocar a pasta, para eliminar a poeira e qualquer contaminação que por ventura tenha tido contato com ela no tempo que ficou guardada.
- Nunca use escova de dente alheia, nem mesmo de seu cônjuge, pois mesmo pessoas íntimas possuem diferentes tipos de bactérias (nocivas ou não) na boca. Também não deixe que as escovas encostem uma na outra.
Então é isso, qualquer dúvida entrem em contato.
Att.