O Rio de Janeiro, junto com outros estados do país, registrou as maiores temperaturas desde que começaram as medições, mais muita gente acha, erradamente, é que só na praia ou no verão escaldante de nosso país tropical é que devemos nos proteger do Astro Rei. Ele produz a vitamina D e nos dá uma cor bonita, além de ser um ótimo programa social ir a praia com a família, mais nada em excesso é bom. Para que você não venha a ter queimaduras de sol, câncer de pele ou envelhecimento precoce, deve que se proteger o ano todo, e em alguns casos, como quem trabalha muito tempo em frente a uma tela de computador, até mesmo dentro do escritório.
Nas próximas linhas vamos lhes dar algumas dicas de como se proteger:
DICAS
Dica 01:
Use o protetor solar com fator apropriado para a sua pele até mesmo no inverno, e tenha cuidado com o rosto quando for ficar muito tempo exposto a luzes diretas, como as da tela do computador.
Dica 02:
Proteção, proteção, proteção! Barracas de praia, exponha-se moderadamente e beba bastante líquido, de preferência água bem gelada ou chá verde.
Dica 03:
Mesmo quem está usando todo dia, deve atentar para o fato de que é preciso realizar novas aplicações de protetor solar ao longo do dia, e não somente uma vez pela manhã. Recomendamos passar no corpo todo, principalmente no rosto e ombros, pela manhã antes de sair de casa, e após isso de duas em duas horas. Se tomar banho ou mergulhar imediatamente reaplique o produto. Retoques são necessários se o produto escorrer com o suor.
Dica 04:
Fique de olho no fator de proteção! Recomendo que seja FPS 15 ou maior. Quanto mais clara for sua pele maior tem que ser o fator. Se você usar bronzeador menor que 15 use pelo menos um de nível mais alto no rosto e procure protetores solares com um ingrediente chamado “mexoryl” que protege a pele dos raios UVA se degrada tão rapidamente na luz solar como outros filtros normais.
Dica 05
Nunca esqueça dos olhos, lábios e couro cabeludo. Para os óculos compre um óculos de sol que tenha as lentes certificadas com o com 100% de proteção UV. Evite óculos baratos comprados em ambulantes e lojas “suspeitas”. Para os lábios existem os protetores próprios, se possível com FPS 30 ou superior. E para a cabeça, nunca fique muito tempo exposto ao sol sem um chapéu ou boné.
Dica 06
Vá ao dermatologista semestralmente para fazer um exame preventivo em sua pele. Muitas partes do seu corpo você não consegue enxergar nem mesmo no espelho.
FATOR SOLAR
- Pele branca: a pele é supersensível e por isso acima de 60.
- Morena clara : como têm pele propensa a manchas começe com FPS 60 e se quiser uma pele mais escura vá descendo para 40 e 30 nos dias subsequentes.
- Morena escura, mulata e negra: com uma maior quantidade de colágeno, devem usar protetor solar com FPS 30 e boa hidratação.
- Pele seca: filtro solar em creme e loções.
- Pele oleosa: deve-se usar em forma de gel e loção oil-free.
- Pele mista e normal: Gel-creme e loção oil-free”
QUANTIDADE RECOMENDADA:
Os produtos em spray devem ser aplicados até que a pele fique completamente coberta, já os em creme ou gel a medida recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é para o rosto e pescoço 1 colher de chá (5 ml), para o tronco 2 colheres de sopa (35 ml) e para os pés, pernas, braços e ombros 1 colher de sopa (20 ml).
Att.