Desespero: Facebook sai do ar e americanos ligam pra polícia

falha

Na tarde desta sexta feira o site do facebook saiu do ar por duas horas e meia em todo o mundo e deixou a população em desespero. Durante a falha tanto a página do facebook quanto o instagram ficaram sem acesso, além dos botões curtir e recomendar presente na maioria dos sites. Mesmo aassim alguns internautas afirmaram que conseguiram usar o Messenger e o site beta (beta.facebook.com) para se conectar.

Segundo a empresa foi a maior pane dos sistemas nos últimos 4 anos, conforme palavras de Robert Johnson, porta-voz do Facebook: “Essa é a pior interrupção que nós tivemos em mais de quatro anos, e nós queríamos nos desculpar por isso antes de tudo”, afirmou.

Durante a pane alguns norte americanos desesperados ligaram para a polícia pedindo providências para resolução do problema.

O problema ocorreu por um erro na configuração do sistema automático que verifica valores de cache, que acabou causando uma cascata de acontecimentos. Tudo começou porque o facebook fez uma alteração nos padrões técnicos adotados pela plataforma. Nas simulações tudo ocorria bem, mas na prática, dada a demanda do sistema, quando os usuários tentavam se conectar, eram gerados valores inválidos como resposta. Como cada tentativa de acesso gerava uma tentativa de correção (o sistema se auto concerta), a base de dados foi inundado com requisições que chegaram a centenas de milhares por segundo.

Mesmo quando o sistema conseguia consertar o problema inicial, tinha que lidar com as próximas mensagens de erro e toda vez que a base de dados tentava resolver uma falha de acesso e falhava, gerava mais requisições. Como a coisa estava ficando monstruosa a empresa teve de desligar os servidores para que o banco de dados pudesse se estabilizar e resolver o problemas sem gerar mais mensagens de erro.

Sair da versão mobile