Última atualização em 4 de agosto de 2014
Facebook começou a avisar usuários brasileiros que acessam a rede pelo aplicativo móvel que, se quiserem continuar a usar o bater papo, deverão baixar o Messenger. A migração da função de chat do app geral para o de mensagens começou em abril na Europa e agora é estendida para o restante do mundo.
Os brasileiros somam um contingente de 87 milhões de usuários do sistema ou 6,5% do total de 1,32 bilhão de pessoas que acessam a rede no mundo todo. A maioria dos usuários brasileiros prefere se conectar ao site via smartphones e tablets. O aviso para baixar o Messenger será mostrado no próprio aplicativo do Facebook. Alguns usuários também são comunicados por e-mail.
A justificativa para a migração, informa a rede social, é que o Messenger é mais rápido do que o aplicativo do Facebook.”Descobrimos que as pessoas respondem em média 20% mais rápido no Messenger do que no Facebook. Assim, à medida que seus amigos começarem a usar o Messenger, você provavelmente notará que estão respondendo com mais agilidade”, afirma a empresa. Especula-se que isso irá deixar o aplicativo mais rápido e consumindo menos recursos do celular, já que o facebook é um dos aplicativos que mais consome bateria, em grande parte por causa do chat e das notificações.
Segundo o Facebook, não há prazo para finalizar a migração, que deve ser concluída dentro dos próximos meses. O caminho para a transição será longo. Do total de usuários, 1 bilhão (81%) acessa a rede a partir de aparelhos móveis. No entanto, de acordo com o Facebook, o Messenger é utilizado por apenas um quinto dos usuários móveis do site.