Sexta-feira, dia frio no meu Bunker, tomando meu café expresso me vem notícias da estação especial. Uma coisa que eu sempre falo: todo homem merece saborear um bom café… E agora até mesmo os astronautas terão essa maravilhosa experiência! A Estação Espacial ganhou um equipamento importantíssimo: a primeira máquina de café expresso que funciona em gravidade quase zero. Pode parecer engraçado ou supérfluo, mas não existe nada melhor que acordar com essa maravilhosa vista pela manhã e finalmente, depois de mais de 13 anos tomando o horrível café instantâneo da NASA, beber uma xícara de um excelente café feito no modo italiano.
O nome dessa maravilha é ISSpresso (vem de Internacional Spacial Station). Esta iniciativa tem o objetivo nobre de melhorar as condições psicológicas da tripulação pois um café decente faz com que muitos se sintam mais perto de casa e da família, e o objetivo primordial da raça humana, vencer um desafio, que é de fazer uma máquina que usa em seu mecanismo a mecânica da gravidade e pressão, funcionar no espaço, onde estas forças ou não existem ou são extremamente mortais.
De acordo com o grupo que está desenvolvendo o equipamento, a Lavazza, muitos desafios estão sendo enfrentados, pois o líquido se comporta de forma singular no espaço. Dificuldades como substituir os tubos de plásticos que transportam a água dentro da máquina por tubos de aço especiais para altas pressões estão sendo contornadas pelos engenheiros que idealizaram o feito, e de acordo com notícias recentes, o novo dispositivo poderá, além do tradicional expresso italiano, fazer chás, caldos e outras bebidas do gosto dos astronautas residentes na ISS.
Espera-se que esta novidade chegue ao espaço em novembro, junto com a astronauta Samantha Cristoforetti, que no dia 23 irá viajar para a estação espacial e coincidentemente (ou não), será primeira mulher italiana a viajar para o espaço.