
Faz alguns dias o iTunes de alguns amigos meus começou a travar após uma atualização. Eles tentaram de tudo, desde reinstalar o aplicativo, mudar a conta e até mesmo voltar a uma versão antiga, mais nada resolveu. A única forma de alguns consertarem o defeito foi formatar o computador e instalar uma versão antiga do aplicativo. Para não chegar a este extremo ai vai uma dica simples que pode lhe poupar muitas dores de cabeças e downloads desnecessários.
Problema:
iTunes congelando ao iniciar.
Diagnóstico:
Acontece quando uma das funcionalidades do iTunes chamada de Apple Push (que é responsável pela sincronização wireless com o iCloud) trava e com isso trava todos os aplicativos que dependem dela.
Motivo:
O aplicativo trava por alguma falha do sistema, erro de memória ou em sistemas que funcionam com Proxy.
Solução:
Desligue o aplicativo e só o utilize quando for sincronizar com o iCloud. Na verdade eu desliguei o meu para fazer o teste e mesmo sem ele a sincronização ocorreu.
Passo a passo:
1) Inicie o Gerenciador de Tarefas, clicando com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas ou apertando o famoso CTRL+ALT+DEL
2) Na aba de Processos, encerre o processo APSDaemon.exe (nome técnico do Apple Push).
3) Clique no ícone do Windows (Iniciar) e na busca, digite msconfig – deverá aparecer um programa na lista acima, clique nele. Na aba Inicialização de Programas encontre o APSDaemon e desmarque a caixinha, para que o Windows não tente iniciá-lo (aproveite para limpar alguns programas que entraram de penetra na lista, como o acrobat reader, Office e outros que só estão comendo memória de sua máquina ao se auto iniciar sem você pedir).
4) Se quiser ser mais radical, vá até a pasta de sistema C:Arquivos de programas (x86)Common FilesAppleApple Application Support e renomeie o arquivo APSDaemon.exe para APSDaemon.exe.bak para evitar que o iTunes o coloque de volta na lista de inicialização.
Pronto, agora é só ligar seu iTunes e sincronizar sua vida novamente.
Obs: infelizmente fiz esta dica somente para os usuários do Windows, pois não tive nenhuma reclamação (ainda) do pessoal da maçã.
Qualquer dúvida deixem uma mensagem.