Última atualização em 2 de agosto de 2014
Como comprar
Para se comprar um cartão de memória sem ter surpresas devemos seguir os seguintes passos:
- Evitar comprar memórias de origem duvidosa e com preços muito baratos. Dispositivos fabricados na China, na maioria das vezes, não têm as características fieis a descrita na embalagem, principalmente a velocidade.
- Compre a velocidade indicada pelo fabricante ou maior, pois se for o contrário a máquina irá demorar para armazenar a foto e o vídeo gravado terá travas e atraso no som ou nem será habilitada a opção de gravação de vídeos de alta resolução. Se for comprar SD procure pelos de classe 6 (Class 6) e se for MS compre os com o selo MARK2, são mais caros mais não te deixarão mal na fita nas filmagens (para fotografar exclusivamente um classe 4 e um Memory Stick pro Duo já dão para começar).
- Se não tiver a memória desejada pode comprar um formato menor, mais verifique se ele vai acompanhado do adaptador pois este produto é difícil de encontrar e se for comprado de marca genérica pode atrasar o desempenho da memória.
- Compre a maior capacidade que puder adquirir, mais se for comprar mais de um para trabalhar com fotografia considere ao invés de comprar um chip de 64 Gb comprar 2 de 32 Gb ou até 4 de 8 Gb pois assim além de reduzir o risco de ficar na mão se o cartão danificar (o que não é raro de acontecer) facilita a organização (num evento por exemplo, um cartão seria para as fotos na entrada, o outro seria para os flashes normais e um terceiro seria para compensar se alguns dos outros estivessem cheios, etc).
- Dê preferência para os cartões com garantia estendida (1 ano ou mais). Mesmo que pague uns R$ 20,00 a mais por isso, mais é uma garantia de que o produto é original e o vendedor confia que irá durar mais que isso (produtos com 3 meses de garantia são importados e na maioria das vezes falsificados).
Cuidados com os cartões de memória:
- Tire o cartão da máquina somente quando for necessário.
- Se for excluir todas as fotos do cartão é bem melhor formatar.
- Use sempre cartões menores (em vez de comprar um de 16 GB compre dois de 8 GB por exemplo), pois se um der problema ainda terá arquivos seguros no outro.
- Nunca remova um cartão quando este tiver sendo acessado (luz indicadora de acesso acesa).
- Nunca encoste os dedos nos contatos metálicos dos cartões.
Resumo:
Tentei com estas poucas páginas lhes passar algum conhecimento técnico sobre os cartões de memória e retirar as dúvidas que sempre temos em relação as siglas e características que vemos na loja na hora de comprar e que os vendedores ou não tem conhecimento técnico para nos esclarecer ou simplesmente querem se livrar de um produto ruim passando para um cliente leigo.
Quaisquer dúvidas entrem em contato.
Att.
Great info, I went round and round with a BB employee yrtaeedsy as they were telling me I needed class 6 for my SD vidcam as I tried to explain Mb vs. MB, although class 2 would be fast enough but I went for a class 4 that was on sale.
Great info, I went round and round with a BB employee yrtaeedsy as they were telling me I needed class 6 for my SD vidcam as I tried to explain Mb vs. MB, although class 2 would be fast enough but I went for a class 4 that was on sale.