Última atualização em 2 de agosto de 2014
Tipos mais comuns: Security Digital (SD)
O SD original hoje em dia é mais difícil de ser encontrado. Era usado antigamente em uma vasta gama de dispositivos eletrônicos, como celulares e máquinas fotográficas. De sua fabricação para cá já foram desenvolvidos dois formatos derivados, que é o miniSD e o microSD. Todos são compatíveis entre si e o que difere um do outro é somente as dimensões. Ele foi desenvolvido pela Toshiba para substituir os MMC pois este formato não tinha proteção contra cópias e direitos autorais e a indústria fonográfica já estava planejando processar os desenvolvedores.
Para evitar estes problemas os cartões SD foram desenvolvidos com Proteção de Copyright ou Content Protection for Recordable Media (CPRM), taduzindo fica algo como Proteção de Conteúdo para Mídia Gravável. A CPRM assegura proteção contra cópias ilegais, pois o circuito do cartão SD só permite leitura e cópia dos dados (na área de proteção) quando dispositivos externos apropriados são detectados. Esta tecnologia foi desenvolvida pela 4C Entity, LLC (IBM, Intel, Panasonic e Toshiba).
Vamos as características dos SDs disponíveis atualmente:
- O SD mede 24 mm x 32 mm x 2,1 mm.
- O miniSD mede 21,5 mm x 20 mm x 1,4 mm.
- O microSD mede 15 mm x 11 mm x 1 mm.
Fora as dimensões todos os três tem as mesmas características de armazenamento e velocidade.
SDHC
Até meados de 2006 todos os cartões saiam da fábrica formatados em FAT16 (capacidade máxima de 2 Giga Bytes – GB). Com o aumento da quantidade de megapixels das câmeras e a popularização do mp3 esta capacidade ficou obsoleta, obrigando os fabricantes de cartão de memória a criarem algumas alternativas para aumentar a quantidade de memória de seus produtos. Se fossem formatados em FAT32, NTFS ou outro formato prioritário eles não seriam mais compatíveis com o a maior parte das câmeras e outros dispositivos multimídia, e por isso os fabricantes tiveram que criar macetes tecnológicos para atingir os 4 GB. Modificando o endereçamento de memória e formatando em FAT32 modificada eles finalmente chegaram aos 4 GB totalmente compatíveis com a maioria dos dispositivos antigos, mas com alguns problemas de velocidade, já que eles não eram padronizados.
Para finalmente profissionalizar a coisa foi adotado um padrão chamado SDHC (Secure Digital High Capacity), onde a tabela de endereçamento foi padronizada no sistema de arquivos FAT32. Todos os cartões que seguem o novo padrão carregam o logotipo “SDHC” e um número de classe, que indica a taxa de transferência mínima em operações de escrita (que é o que interessa pois é o momento que o equipamento está gravando o dado capturado). Isso é muitíssimo importante pois determina se o cartão é compatível com o equipamento, principalmente agora que estamos na era de alta definição de vídeos (HD):
- Os cartões Class 2 gravam a 2 MB/s,
- Os cartões Class 4 gravam a 4 MB/s,
- Os cartões Class 6 gravam a 6 MB/s.
Alguns fabricantes usam como referência de velocidade para os cartões os CD-ROMs: 150KB/s. Cartões mais simples transferem os dados a até 6 vezes essa velocidade (900 KB/s). Cartões de alta velocidade atingem velocidades de 66x (10 MB/s), enquanto os cartões de alto nível ultrapassam a marca de 133x (20 MB/s).
Estes cartões não são compatíveis com os dispositivos antigos, pois é necessário que o dispositivo utilize um controlador de memória compatível com FAT32. Os aparelhos que tem a possibilidade te atualização podem até vir a ser compatíveis via troca de firmware (sistema que controla o dispositivo). Na dúvida pergunte ao vendedor com antecedência se é compatível e leve o aparelho para o cartão ser testado na loja na hora da compra.
O padrão SDHC conforme documentação tem limite físico de 32 GB, mais a engenharia por trás dos fabricantes já arranjou meios de criar carões maiores e realmente a limitação hoje em dia é somente financeira, já que quanto maior o cartão, mais caro e difícil de fabricar ele é.
SDHC modificados
Já estão no mercado os SDHC da SanDisk da série Extreme com velocidade de 30 MB/s para escrita, definidos como Class 10. Eles são compatíveis com todos equipamentos HC pois não tem modificação na estrutura lógica de seus componentes internos.
SDHC WORM
E os cartões WORM (Write Once Read Many) que uma vez escritos não podem ser mais apagados de nenhuma forma e tem vida útil de 100 anos, que possibilita usá-los como backup de dados definitivos, uso judicial para arquivar fotos de suspeitos, registro de tratamentos médicos, mídia para caixa preta de aviões, registro de voto eletrônico, etc.
SDXC
Na CES de 2009 (Consumer Eletronics) uma das feiras de tecnologia mais importantes do mundo que ocorre anualmente em Las Vegas, O grupo SD Association revelou detalhes do sucessor do novo padrão de cartão de memória, o SDXC (Secure Digital Extended Capacity) promete oferecer até 2 TB de armazenamento utilizando o sistema de arquivos exFAT e com a taxa de transferência inicial de 104 MB/s, esperando chegar ao fantástico 300 MB/s.
Great info, I went round and round with a BB employee yrtaeedsy as they were telling me I needed class 6 for my SD vidcam as I tried to explain Mb vs. MB, although class 2 would be fast enough but I went for a class 4 that was on sale.
Great info, I went round and round with a BB employee yrtaeedsy as they were telling me I needed class 6 for my SD vidcam as I tried to explain Mb vs. MB, although class 2 would be fast enough but I went for a class 4 that was on sale.