Última atualização em 2 de agosto de 2014
Com a redução do valor e aumento da capacidade dos cartões de memória flash este tipo acessório se popularizou muito, sendo usado em drives para computador, telefones celulares, máquinas fotográficas, vídeo games, etc.
A não muito tempo atrás existiam dezenas de formatos e variações destes, mais atualmente praticamente vemos a popularização de dois: os Memory Sticks e os Secure Digital (SD). Isso foi fruto de uma guerra de formatos que ocasionaram o fim da maioria dos formatos concorrentes a estes três. Os SD e Memory Sticks são usados principalmente para armazenar fotos e vídeos de câmeras digitais e filmadoras e configuração de videogames.
Os SDs estão se tornando padrão no mercado sendo adotado por todas as versões novas dos equipamentos que em suas versões anteriores usavam alguns destes formatos descritos. Não se sabe exatamente qual é a estratégia da Sony em manter o formato Memory Stick como padrão para seus equipamentos, pois atualmente é um formato caro e proprietário da marca e isso é um dos motivos que pesa para que o usuário deixe de adquirir um dos equipamentos da marca quando compara aos dos concorrentes (talvez a empresa não queira perder a base instalada de fabricação do equipamento).
indice:
- Introdução: os tipos de cartão de memória
- Tipos mais comuns: o Security Digital (SD)
- Tipos mais comuns: o Memory Stick (MS)
- Como comprar e cuidados com seus cartões
Alguns tipos de cartão de memória:
Compact Flash
Compact Flash (CF) é um padrão de cartões de memória criada pela Sandisk a partir do padrão PC-Card/PCMCIA, que era muito usado por notebooks antes da popularização da USB. Este formato era o mais popular entre os dispositivos eletrônicos, principalmente as câmeras digitais e liderou o mercado até ser substituído pelos SD, em 2005.
Características:
- CF I – Dimensões: 43 mm X 36 mm X 3,3mm;
- CF II – Dimensões: 43 mm X 36 mm X 5 mm.
Capacidade de armazenamento: de 8MB a 64GB, teoricamente pode suportar até 128 Peta bytes pois tem endereçamento de memória de 48 Bits.
A IBM aproveitando a fama dos cartões CF criou seu formato próprio chamado Microdrive. Microdrive eram pequenos discos rígidos com cerca de uma polegada de diâmetro e embalados no formato de CF Tipo II e tinham capacidade de 170 MB. Eram parcialmente compatíveis com equipamentos CF, pois como eram discos rígidos consumiam mais energia (até 500 mA, ao invés dos 100 mA da especificação) e por isso não funcionavam em alguns aparelhos podendo até danificar a fonte de alimentação, além de serem mais sensíveis a impactos e mudanças de temperatura. Foram muito usados nas primeiras linhas de players iPod mini da Apple.
Após a fábrica de armazenamento magnético da IBM ser vendida à Hitachi (dezembro de 2002) junto com todas as marcas patenteadas por ela outras empresas como a SanDisk, Seagate e Sony passaram a fabricar produtos semelhantes.
SmartMedia
SmartMedia é um padrão de cartão criado pela Toshiba em 1995 para competir com os padrões MiniCard, CompactFlash e PC Card. O nome original do padrão era em inglês Solid State Floppy Disk Card (SSFDC) e foi anunciado como um sucessor para os disquetes.
Características:
- Peso: 2g aproximadamente
- Dimensões: 45 mm × 37 mm × 0,76 mm
- Capacidades: de 2 a 128 MB
- Interface de entrada/saída de 8-bit (16-bit em alguns casos)
- Taxa de transferência de dados: 2MB/s
- Compatível com PCMCIA com um adaptador
- Compatível com CompactFlash Type II com um adaptador
- Compatível com leitores de disquete 3,5” usando um adaptador FlashPath
Era um formato promissor que era fortemente apoiado pelas gigantes Olympus e Fujifilm mais caíram em desuso por causa dos padrões concorrentes e por incompatibilidade com cartões de capacidades diferentes do mesmo formato (cartões maiores que 32 MB não funcionavam com equipamentos antigos).
XD
xD-Picture Card é um acrônimo para extreme Digital. Estes cartões eram vendidos pela Olympus e Fujifilm em 2002 (fabricados pela Toshiba e Samsung). Era um formato proprietário, tal como os atuais Memory Sticks.
Características:
- Dimensões: 20 mm x 25 mm x 1,78 mm
- Peso: 2,8 gramas.
Originalmente eram encontrados com capacidades de 16 MB a 512 MB. Os cartões Type M, lançado em 2005 utilizavam a arquitetura Multi Level Cell (MLC) para alcançar uma capacidade teórica de armazenamento de até 8 GB.
O cartão Type H, lançado em 2005 oferecia taxas mais elevadas de dados do que os cartões Type M e foram desenvolvidos para utilização com captura de vídeo formato DVD, 640 × 480 em 30 frames por segundo.
Devido às mudanças na estrutura da última versão deste cartão eles se tornaram incompatíveis até mesmo com os leitores de cartão.
Estes formatos hoje em dia são raros e outros que não citei nem chegaram a ser comercializados no Brasil.
MMC
O cartão MMC (MultiMedia Card), ou MMC, foi lançado em 1997 através da união entre SanDisk e Siemens. O cartão de memória MultiMediaCard é um dos menores existentes (24 mm x 32 mm x 1,4 mm) e mesmo assim é capaz de armazenar quantidades altas de até 32 GB.
Eles são compatíveis fisicamente com os cartões SD e alguns dispositivos SD até suportam eles para operações em que a velocidade não seja um fator considerável.
A intenção de desenvolver um cartão com estas especificações foi para uso em telefones e pagers, mas só se destacou a quando a “falecida” Palm adotou o formato em sua linha de computadores de mão.
Great info, I went round and round with a BB employee yrtaeedsy as they were telling me I needed class 6 for my SD vidcam as I tried to explain Mb vs. MB, although class 2 would be fast enough but I went for a class 4 that was on sale.
Great info, I went round and round with a BB employee yrtaeedsy as they were telling me I needed class 6 for my SD vidcam as I tried to explain Mb vs. MB, although class 2 would be fast enough but I went for a class 4 that was on sale.