A boa notícia é que dá pra fazer esta conversão sem perder arquivos usando os recursos do próprio Windows XP, apartir do programa converter.exe disponível no sistema.
A má notícia é que a conversão não tem retorno: para voltar a FAT32 (ou FAT) é necessário a formatação do HD pois o NTFS implementa recursos indisponíveis nos outros sistemas de arquivos.
Cuidados antes da conversão:
Faça backup dos arquivos importantes pois mesmo que a conversão seja sem perdas, pode ocorrer falta de energia, choque físico na máquina, falha de energia, etc.
Observe que alguns programas mais antigos podem não funcionar num volume de disco NTFS, então você deve pesquisar os requisitos atuais de seu software antes de fazer a conversão.
Características de cada sistema de arquivos
Tabela de Alocação de Arquivos (FAT)
Sistema de arquivos usado pelo MS-DOS, outros sistemas operacionais baseados em Windows e equipamentos multimídia para organizar e gerenciar arquivos. A FAT (tabela de alocação de arquivos) é uma estrutura de dados que o Windows cria quando você formata um volume usando os sistemas de arquivos FAT ou FAT32. O Windows armazena as informações sobre cada arquivo no FAT para poder recuperá-lo mais tarde. Suporta arquivos com tamanho de até 1Gb.
FAT32
Derivativo do sistema de arquivos FAT (tabela de alocação de arquivos). O FAT32 suporta tamanhos de cluster menores e volumes maiores que a FAT, o que resulta na alocação de espaço mais eficiente em volumes FAT32. . Suporta arquivos com tamanho de até 4Gb.
Sistema de Arquivos NTFS
Sistema de arquivos que fornece desempenho, segurança, confiabilidade e recursos avançados que não são encontrados nos sistemas de arquivos anteriores. Por exemplo, o NTFS garante a consistência de volume usando um log de transações padrão e técnicas de recuperação. Se um sistema falhar, o NTFS usará as informações de seu arquivo de log e de pontos de verificação para restaurar a consistência do sistema de arquivos. O NTFS também fornece recursos de segurança como permissões de arquivo e de pasta, criptografia, cotas de disco e compactação.
Convertendo para NTFS
Para fazer esta operação pelo Windows utilize o comando convert.exe. Este programa faz parte do sistema operacional e deve ser acessado da seguinte forma:
- clique em Iniciar, em Executar, digite cmd e pressione ENTER.
- Na janela de comando, se quiser ver as opções do progrma digite help convert e pressione ENTER. Irá aparecer a tela da figura mostrada abaixo:
- Para iniciar a conversão use o comand da seguinte forma:
- Para converter o drive C digite: convert c: /fs:ntfs
- Para converter o drive D digite: convert d: /fs:ntfs
- Para converter o drive E digite: convert e: /fs:ntfs
- E daí em diante.
Só para reforçar, esta operação é IRREVERSÍVEL, para voltar para FAT32 você terá que formatar o HD. que apagará todos os dados dessa partição, incluindo programas e arquivos pessoais.
Qualquer dúvida entrem em contato.
Att.