O problema desta mudança de hábitos é que como todo mundo fala, o carro é um filho, daqueles que estão na faculdade, e gera altos gastos, diretamente proporcionais ao modo como o usamos.
Vou dar algumas dicas aqui que tenho certeza que vocês fazem no seu cotidiano mais que se prestarmos atenção poderemos economizar algum para o combustível no fim do mês:
- O acelerador controla diretamente a quantidade de combustível que vai para o motor, por isso evite ao máximo acelerar bruscamente (os carros modernos não permitem isso) ou de maneira desnecessária, como por exemplo se estiver próximo de um sinal que vai fechar. O mesmo vale para os freios, pois o desempenho ganho com a aceleração é desperdiçado por este componente. Quando atingir a velocidade de tráfego na pista se possível alivie o acelerador.
Uma observação interessante é que os novos carros híbridos usam esta energia desperdiçada pelo freio e acelerador para carregar as baterias que alimentam o motor do carro. - Se estiver próximo a um sinal que vai ficar vermelho aja da seguinte forma: vá reduzindo a velocidade aos poucos, calcule a velocidade exata que você irá passar pelo sinal verde com o carro ainda em movimento. Isso vai economizar combustível pois evitará uma freada brusca e evitará partir com o carro parado (sair com o carro gasta mais), além de evitar assaltos pois os bandidos preferem os carros parados no sinal (um carro em movimento é mais difícil de roubar pois podemos acelerar e com o carro parado eles tem certeza que o motorista estamos a mercê do evento).
- Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo.
- Faça as verificações do carro no tempo certo. Verifique sempre os filtros de ar e de combustível, o nível e estado do óleo e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante, mesmo que pareça estar tudo bem. Gastos com manutenção preventiva são baixos e podem ser colocados no orçamento do mês, diferente de gastos com manutenção que são inesperados e sempre dão dor de cabeça (é melhor prevenir).
- Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro. Parece que não, mais o consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo. Divida o peso igualmente dentro do carro e ande com as janelas fechadas, pois além de evitar furtos praticados por trombadinhas reduz a resistência do ar e temos ai uma economia significativa de combustível. Deste mesmo item posso recomendar que retire o bagageiro quando não for usá-lo.
- O conta-giros não é enfeite de painel. Ele é um auxiliar de peso para aumentar a vida útil do motor, da embreagem e economia de combustível. Sempre troque as marchas na rotação indicada.
- Não confie no GPS. Se conhece bem o local de destino organize-se para evitar engarrafamentos, principalmente na sexta feira e véspera de feriados prolongados, quando o trafego nas ruas triplica de volume e a velocidade fica perto do zero. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais por dentro dos subúrbios que ficar no preso nos engarrafamentos das vias maiores. Procure criar uma rota que atenda todos os seus compromissos. Evite idas e vindas desnecessárias, colocando seus compromissos em linha para que possam ser resolvidos no caminho.
- Sempre desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos, se for ficar muito tempo é melhor sair do carro e beber um refrigerante em um barzinho que ficar dentro dele com o ar ligado forçando o sistema.
- Cada motor tem um ponto em que o consumo de combustível é mínimo e para os carros de cidade este ponto fica em torno de 80 km/h. O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. Pesquisas feitas pela Petrobras indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h.
- Se usa o carro diariamente para ir trabalhar, faça uma pesquisa em seu local de trabalho pelas pessoas que moram perto de sua residência para dividir o valor do combustível. Se muitos tiverem carro pode-se escalar um para usar o carro durante a semana ou durante o mês e o gasto é dividido pelo motorista que deu as caronas.
- Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal, verifique constantemente este item e não esqueça do balanceamento das rodas.
- Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Para isso tem uma dica: marque a quilometragem rodada, preencha o tanque e use o carro normalmente, na próxima vez que for abastecer, anote a quantidade de combustível colocada para plenar novamente o tanque e veja a diferença na quilometragem. Ai você terá a média de consumo de seu veículo.Exemplo: Você encheu o tanque e o medidor batia 400.050 km rodados. Na próxima ida ao posto você colocou 20 litros para encher o tanque e o medidor batia 400.260 km.
- Quantidade de combustível usada: 20 litros.
- Quantidade de quilômetros rodados: 210 km.
- Consumo total: 210/20 = 10,5 km/l.
- Como última dica, sempre que possível caminhe (pois faz muito bem a saúde), use bicicleta (é ridículo pegar o carro para comprar pão de manhã), e use o transporte coletivo. Se não quer pegar ônibus metrô ou trem lotados pesquise se em seu itinerário existe os “frescões”, ônibus com ar condicionado que são mais caros, mais com certeza o valor vale pelo conforto e pela rapidez pois são poucas as pessoas que os utilizam.
Espero que estas dicas lhes sejam úteis e qualquer dúvida entrem em contato.
Att.