Última atualização em 22 de janeiro de 2015
Quem não conhece Ferris Bueller?
Não é padrão isso, mais vou indicar outro “seção da tarde”: Indiquei antes o:
Não sei se é porque este filme marcou minha infância, mais apesar de ser um filme totalmente subversivo (não indico filmes onde os pais e educadores são tratados como idiotas, mesmo em comédias), eu o acho divertidíssimo e despretensioso.
Ele marcou a década de 80 e é ícone dos filmes de adolescentes – que estavam em alta nesta época. Curtindo a Vida Adoidado (título original “Ferris Bueller’s Day Off”) foi lançado em 1987, e como o próprio nome original diz, passa-se em um dia (bem pouco rotineiro) na vida de Ferris Bueller (melhor filme da vida de Matthew Broderick), que acorda de bom humor e decide matar aula do colégio e curtir o dia com seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck) e sua namorada Sloane (Mia Sara).
Tudo é um programa incrível, com direito a passeio de Ferrari, armação para despistar os “muito espertos” pais, desfiles em local de destaque na parada da cidade e dribles homéricos no diretor do colégio que está em sua cola (Jeffrey Jones), além de enfrentar a inveja de sua irmã mais velha (Jennifer Grey).
O filme foi dirigido pelo saudoso John Hughes, que nos deixou recentemente (06 de agosto de 2009, com 49 anos) e dirigiu bons filmes como Gatinhas & Gatões e A Garota de Rosa-Shocking e roteiros como Esqueceram de Mim.
Durante o filme acontecem muitas coisas realmente hilárias, sendo a mais famosa e um marco da história do cinema a cena durante a parada da cidade, onde toca a música dos Beatles “Twist and Shout”.
O que também acho demais no filme são as partes em que ele para a cena e começa a conversar com os expectadores, como se fosse uma grande peça teatral, um artifício original é que foi exaustivamente imitado apartir daí.
É um filme clássico que vale muito a pena estar em sua videoteca pois com certeza lhes proporcionará duas horas de diversão inocente e despretensiosa.
Fiquem a vontade para comentar.
Att.
Curiosidades:
segundo o site IMDB (https://www.imdb.com/title/tt0091042/trivia) temos 20 curiosidades:
- Inicialmente Ferris teria dois irmãos mais jovens.
- O carro do pai de Cameron não era uma Ferrari verdadeira. A versão original era muito cara para ser alugada, então eles fizeram uma versão em fibra.
- Quando a Ferrari falsa caiu, a capota de fibra rasgou-se, mas colocaram galhos para certificar que a câmera não iria filmar.
- Uma série de momentos chave do filme foram feitos na sala de edição, como os três chutes que Jeannie dá na cara do diretor Rooney (apenas um foi dado) e o beijo que Ferris, vestido de pai, deu na namorada Sloane na frente do diretor Rooney. Originalmente era para ser um breve beijo, mas a edição inseriu um longo beijo “incestuoso”.
- Para produzir a aparência de drogado na delegacia, Charlie Sheen ficou acordado por mais de 48 horas.
- A sequência em que Ferris canta “Twist and Shout” foi filmada durante um evento real anual realizado em Chicago.
- Cindy Pickett e Lyman Ward interpretes dos pais de Ferris, casaram na vida real depois das filmagens.
- Mia Sara contou que Matthew Broderick realmente fez cócegas em seus pés e joelhos para fazê-la rir naturalmente na cena em que estão em um táxi.
- A maioria das placas de carros são abreviações de filmes de John Hughes. A exceção é a Ferrari do Cameron, que que tem escrito NRVOUS.
- Emilio Estevez rejeitou o papel de Cameron.
- John Cusack, Jim Carrey, Johnny Depp, Tom Cruise, Robert Downey Jr. e Michael J. Fox foram todos considerados para o papel de Ferris Bueller.
- Apesar da aparência, Alan Ruck tinha 29 anos quando desempenhou o papel de Cameron.
- Eric Stoltz fez testes para interpretar Ferris.
- O amarelo e vermelho na insígnia da boina de Ferris pertence ao 32º Regimento Blindado, o mesmo que Elvis Presley serviu quando esteve no exército.
- John Hughes escreveu o roteiro em seis dias por causa de uma provável greve dos roteiristas que poderia paralisar as filmagens.
- Curtindo a Vida Adoidado é o 10º colocado no Ranking Entertainment Weekly’s 50 Best Filmes High School.
- Depois de trabalharem como irmãos, Matthew Broderick e Jennifer Grey foram contratados para um outro filme.
- Sloane era originalmente chamada ‘Tandy’ nas primeiras versões.
- A cena onde mostra a tosse do teclado foi realmente improvisada por Broderick. Isto é explicado nos comentários sobre o DVD.
- Charlie Sheen foi recomendado por Jennifer Grey depois que fizeram ‘Red Dawn’ juntos.
ficha técnica:
- título original:Ferris Bueller’s Day Off
- gênero:Comédia
- duração:01 hs 49 min
- ano de lançamento:1986
- produtora:Paramout Pictures
- direção e roteiro: John Hughes
- produção:John Hughes e Tom Jacobson
- música:Arthur Baker, Ira Newborn, John Robie e Yello
- fotografia:Tak Fujimoto
- figurino:Marilyn Vance
- edição:Paul Hirsch
elenco:
- Matthew Broderick (Ferris Bueller)
- Alan Ruck (Cameron Frye)
- Mia Sara (Sloane Peterson)
- Jeffrey Jones (Dean Edward Rooney)
- Jennifer Grey (Jean Bueller)
- Cindy Pickett (Katie Bueller)
- Lyman Ward (Tom Bueller)
- Edie McClurg (Grace)
- Kristy Swanson (Simone Adamlee)
- Charlie Sheen (Garoto na delegacia)
Realmente um clássico! Todo mundo já se inspirou em Ferris…rs
Amli,
Com certeza este filme marcou a infância de muita gente!