Última atualização em 2 de agosto de 2014
A madrugada do dia 21 para o dia 22/10 foi marcada como a data de lançamento do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7. Foi recebido com festas e comemorações em várias lojas de departamento e informática pelo mundo e filas Homéricas para adquirir a caixinha. Tudo isso por vários fatores, um ótimo nome (simples, direto e sincero), uma ótima reputação, pois a empresa colocou o sistema gratuitamente para testes por mais de um ano (é como o traficante que dá a primeira dose de graça) e um plano agressivo de vendas e licenciamento.
Vamos ser sinceros, por mais que seja odiado por muitos, todos dão o baço a torcer: o sistema operacional é bom e está perto de ser o melhor sistema operacional da Microsoft (atualmente é o XP que tem este título).
Neste artigo vamos ver na prática quais as vantagens para você de cada uma das versões disponíveis nas grandes lojas e quais as diferenças significativas entre elas.
O valor varia muito, e o que é cobrado aqui é bem mais alto que o praticado no resto do mundo. Em uma noticia anterior que pode ser vista aqui coloquei os preços dos pacotes:
Atualmente são 4 versões. Ai vem a dúvida: Qual versão eu compro? Qual funciona na minha máquina.
A primeira coisa que você tem que fazer é ver se seu hardware é compatível com o novo Windows. Desta vez, ao contrário do que aconteceu com o Windows Vista, a Microsoft teve um cuidado com a compatibilidade. No site da Microsoft existe uma ferramenta que verifica a compatibilidade de seu PC, e mostra os itens que tem que ser melhorados ou trocados. Ela se chama Windows 7 Upgrade Advisor e pode ser baixada neste link:
Na prática, qualquer computador comprado de 3 anos pra cá é compatível com o vista (tirando algumas placas exóticas chinesas), pois atendem os requisitos mínimos de compatibilidade que são:
- Processador de GHz ou superior.
- 1 GB de RAM.
- 16 GB de espaço em disco.
- Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior.
Em hipótese nenhuma instale o sistema se houver um problema crítico com algum componente porque “macete” nenhum vai fazer seu PC funcionar direito, como acontecia antigamente com os seus antecessores.
Após verificar a compatibilidade o próximo passo e ver qual versão melhor se adapta ao seu caso:
Em relação a 32 ou 64 bits, não sendo netbook não tenha dúvidas: Vá de 64. Ele é muito mais rápido e consegue gerenciar mais memória, de forma limpa e discreta. E funciona muito bem com aplicativos de 32 bits, que é a maior dúvida de quem vai comprar o sistema. (testes feitos verificaram que mesmo aplicativos x32 quando rodados em 64 bits ficam mais velozes).
A única coisa que acontece quando instalamos um aplicativo de 32 bits no Windows 7 64 bits é que ao invés de serem instalados na pasta Programas ou Program Files, eles serão instalados na pasta Programas (X86).