Não darei dicas óbvias pois todos nós sabemos o que deve ser feito para economizar e sim algumas coisas que nos passam despercebidas no dia-a-dia:
1 – Sua casa está em rede? Uma boa dica é colocar todos os aparelhos que conectam a rede como o roteador, o hub, o modem, etc em um estabilizador separado, pois quando não for usar a rede o sistema pode ser desligado.
04 – A geladeira é o aparelho que mais consome na residência por isso deixe-a em local bem ventilado e longe do contato direto com o sol, longe de fogões, aquecedores e outros equipamentos que possam gerar calor. Deixe um espaço mínimo de 15 cm entre os lados e acima, no caso da geladeira estar colocada entre armários e paredes. Organize os alimentos em seu interior para perder menos tempo em encontrá-los. Coloque na frente os alimentos que usa com mais freqüência. Para que funcione com mais eficiência, mantenha sua geladeira sempre cheia, mas deixe espaço para que o ar circule em volta dos alimentos. Não coloque toalhas ou plásticos nas prateleiras da geladeira, pois isto dificulta a circulação do ar.
05 – Nunca coloque alimentos ainda quentes na geladeira e não coloque líquidos em recipientes sem tampa pois o sistema tentará retirar a umidade interna, exigindo mais do motor.
07 – Verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado. Para isso, coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira; feche a porta normalmente e tente então retirar a folha de papel. Faça o teste em toda a porta, inclusive no lado em que estão as dobradiças. Se em qualquer lugar a folha sair com facilidade, é sinal de que as borrachas não estão garantindo a vedação. Providencie a substituição das borrachas ou o ajuste das dobradiças, pois a perda do frio interno da geladeira aumenta o consumo de eletricidade.
08 – Use cores claras na pintura das paredes internas da sua residência. Cores escuras obrigam ao uso de lâmpadas mais fortes e em maior número. No interior use sempre lâmpadas fluorescentes.
Evite a exposição do aparelho aos raios solares e mantenha limpos os filtros aparelho. Examine-os uma vez por mês e, se necessário, limpe ou troque os filtros. Os filtros sujos obstruem a circulação do ar e impedem que o condicionador de ar trabalhe eficazmente.
Regule a temperatura do aparelho para que ele trabalhe somente o necessário, quando a temperatura está no mínimo ele nunca desligará o compressor. Sempre que a temperatura externa ao cômodo estiver abaixo de 26ºC, abra as janelas para refrescar o cômodo. Desligue o condicionador de ar quando sair de casa ou quando não estiver usando as áreas que ele resfria. É possível instalar um contador de tempo (timer) em seu aparelho, que o ligará pouco antes de você chegar em casa, e o desligará quando você sair.
Em micros e monitores, sem recursos de economia de energia, você pode desligar o monitor manualmente no botão de power-on quando não em uso.
Desligando somente o monitor e mantendo o gabinete do processador ligado, as informações e os programas em execução estarão preservados, voltando normalmente à sua tela ao ligá-lo novamente.
Ao adquirir novos equipamentos de informática verifique a disponibilidade de recursos de economia de energia.
Procure manter impressoras e outros equipamentos periféricos desligados ou em modo de consumo reduzido enquanto não estiverem sendo utilizados.
15 – Nunca se esqueça de desligar todos os equipamentos ao final da utilização ou do expediente. Use o recurso hibernar do PC quando tiver muito trabalho aberto e precisar desligar o PC para ir embora pois todos os documentos abertos e configurações permanecerão no computador mesmo que desligue o nobreak ou estabilizador.
Fiquem a vontade para comentar.
Att.