Última atualização em 28 de junho de 2016
Estou fazendo o review desta câmera que faz parte da mais nova linha de câmeras digitais ultracompactas da Canon, a PowerShot SD780 IS Digital ELPH.
Ela tem especificações de deixar qualquer um com água na boca: tira fotos com 12 megapixel de resolução máxima e faz vídeos em HD com 720p (1280 x 720), tudo isso com um design de impressionar, cabendo na palma da mão.
ÍNDICE
- Iniciando: como consegui?
- Conhecendo a câmera por fora.
- Hardware: Características.
- Design: Beleza e Tecnologia.
- modos: As Possibilidades da Câmera.
- Controles.
- Conclusão.
- Dados técnicos.
Para começar falo a vocês que não foi escolha minha pegar este modelo específico. Por isso presumo que meu review tenha ficado bastante inparcial. Eu tinha comprado uma câmera digital importada em uma loja aqui do Rio de Janeiro (Mobile Tech – Rua Barata Ribeiro 370 loja 121), e para a minha infelicidade a máquina deu problema com 3 semanas de uso. Na avaliação da assistência o problema, cristal líquido com uma mnchinha, foi por má utilização e não era coberto pela garantia, mais numa atitude muito profissional da gerente da loja (Jaqueline) ela convençeu a garantia a fazer o serviço por conta. Esperei pelo componente mais infelizmente não teve reparo e como ela tinha recebido um lote deste equipamento ela me sugeriu pegar uma destas ao invés de aguardar a manutenção da minha.
Como não conhecia a câmera tive que fazer exaustivos testes de desempenho e qualidade pois uso muito máquinas digitais, e como não posso andar nas ruas do Rio com uma máquina relativamente boa sem chamar muito a atenção prefiro usar uma compacta que atenda as minhas necessidades.
Mais vamos a avaliação do equipamento.
Esta câmera está sendo vendida aqui no Brasil por mais ou menos R$ 1200,00. Preço bastante alto se comparado ao seu preço nos EUA, mais ou menos $ 280,00 (R$ 560,00 em out/2009). Por mais alto que seja é um preço razoável para esta máquina e vocês verão porque eu falo isso ao acompanhar esta avaliação.
A Canon afirma que este é o modelo mais fino da linha PowerShot, com apenas 18mm de espessura e o tamanho de um cartão de crédito com apenas 115g. Conta com saída HDMI, que faz com que você assista suas gravações diretamente em sua TV. A qualidade de suas fotos é garantida pelo sistema de estabilização de imagens e com o novo processador DIGIC 4, é possível também desfrutar maior nitidez e cores mais vivas em suas fotos.
Ela está disponível em 4 cores: ouro, prata, preto e vermelho. O corpo tem poucos botões e controles e a superfície é lisa e metálica, o que é bom já que quanto menos botões disponíveis menos chances de alguma coisa quebrar nas quedas que ela sempre leva.
Como toda câmera compacta os controles estão mais ou menos nos lugares padronizados: porta da bateria e cartão de memória na parte de baixo, botão de fotografia e zoom na parte de cima e a tela de LCD a esquerda e botões em forma de direcional na parte direita.
Conheçendo a câmera por fora
Vamos dar uma olhada em suas características externas:
Frente
A maior atração da frente da câmera e o pequeno jogo de lentes da própria Canon, que possibilitam um zoom ótico de 3X. A distância focal delas vai de 5.9 a 17.9mm com Abertura da lente de f/3.2 a f/5.8. As lentes de expandem automaticamente quando a máquina é ligada, estabilizando no zoom mínimo e se contraem quando é desligada.
Abaixo e a direita das lentes temos um minúsculo buraco onde fica o microfone da câmera, acionado durante as gravações de vídeo.
Acima das lentes uma pequena lâmpada emite a luz de assistência de foco (vermelha), que a máquina aciona automaticamente quando as condições de luz não são muito favoráveis à fotografia. A esquerda desta lâmpada tem um pequeno visualizador para as fotografias sem uso do LCD e a direita temos a lâmpada Xenon do ínfimo flash
Traz
A maior parte de trás da câmera é tomada por um LCD de 2 polegadas e meia, bem melhor que o das suas antecessoras com 230,000 pixels. Acima do LCD temos a parte de trás do visualizador e duas pequeninas lâmpadas indicadoras (tudo nesta câmera é pequeno mesmo). No lado superior direito uma abertura que esconde os conectores HDMI e USB/AV. Todos eles são universais, um mini-HDMI e um USB comum, mais que tem possibilidade de ser usado como AV ao ser usado o cabo fornecido com o equipamento. Achei a tamba bastante frágil e acho que com o tempo de uso provavelmente irá soltar.
A direita do LCD tem todos os controles da máquina. O direcional com 4 direções, para navegação intuitiva nos menus, além de atalho para a macro, timer, exposição e controle do flash, além do comando de apagar uma foto individual. Ao centro do direcional temos o botão que chama as opções e serve, principalmente, como o famoso “enter” do teclado.
Temos mais 3 botões. Abaixo um que desliga e modifica o display, um que chama o menu de configuração da câmera (setup) e acima do direcional um que serve para executar os vídeos (play). Acima e a direita temos uma chave com 3 posições que mudam o modo da câmera: Acima o modo de foto automático, no meio foto com configurações manuais e abaixo o modo de gravação de vídeo.
Lados
Nas laterais a câmera não tem nenhum controle, apenas um orifício para prender a alça de transporte.
Cima
Na parte de cima da câmera temos o controlador do zoom, uma chave de pressão que controla tanto o zoom digital quanto o ótico e é sensível a pressão (quanto mais forte é pressionado mais rápido e o zoom) e também controla a visualização e tamanho das fotos visualizadas no LCD. No centro deste botão está o controle do obturador, que também é clássico: Pressionando até a metade a câmera trava o foco e ao terminar de pressionar a foto é tirada.
A esquerda temos o botão de ligar a câmera, bem pequeno mais fácil de operar e três orifícios do autofalante para a reprodução de vídeo.
Baixo
A parte de baixo tem o local para fixação do tripé, o número de série da câmera e a porta onde se encontram o cartão de memória SD/SDHC e a bateria. Esta porta tem uma tampinha que pode ser removida se o usuário optar pelas baterias carregadas diretamente na câmera.
Hardware: Características
Chegou a hora de dar uma olhada mais detalhada em nossa máquina fotográfica:
Visor ótico
O visor ótico da câmera é ínfimo e é bem esquisito usá-lo. A sua função é para bater fotos com pouca luz (ou muita) onde não temos uma visualização boa no LCD, além de ser uma forma de economizar bateria em caso de emergência, quando desligamos o LCD. Sinceramente acho que a Canon ou colocou ele lá como enfeite ou para ter melhores especificações técnicas da câmera pois é totalmente impossível de usá-lo (quem sabe não é um acessório para crianças)?
LCD
O visor LCD é muito nítido. Ele utiliza uma tecnologia da Cânon chamada PureColor II que possibilita um ótimo ganho, suficiente para evitar a coisa que eu mais odeio quando bato fotos a noite com máquinas compactas: ter de adivinhar onde estão as pessoas que eu quero fotografar. Mesmo sem luz a lâmpada auxiliar de foto ilumina de vermelho o centro da cena, o que é suficiente para que o display mostre todo o ambiente.
Pequeno se comparado aos das máquinas atuais, mais suficiente se levarmos em consideração o tamanho do equipamento. 230,000 pixel garantem uma boa resolução para visualização das fotos.
No menu de ajuste podemos ajustar o brilho da tela em 5 níveis, mais recomendo prontamente deixar o nível no centro pois é o que lhe trará as cores mais fieis a foto impressa.
Flash
Mesmo com as dimensões pequenas o flash dá uma boa iluminada nas fotos noturnas, não tendo um alcance muito grande, mais o suficiente para bater boas fotos, mesmo sem luz nehuma no ambiente.
O flash embutido tem o alcance de 30cm a 3.5 metros, com ângulo de 45cm a 2.0 metros, isso usando o zoom ótico. Ele pode ser ajustado para auto, sempre ligado, e desligado. Ainda há um controle de redutor de olhos vermelhos, que quando ativo a câmera dá 3 flashes antes do flash real para acostumar a pupila das pessoas e evitar que saiam com a cor vermelha. Eu sempre desligo esta opção pois muitas pessoas desfazem a pose pensando que a câmera bateu a fotografia no primeiro flash (o olho vermelho pode ser corrigido rapidamente no photoshop). Temos também um detector de piscada, que avisa com um ícone na tela se algum dos fotografados fechou os olhos no momento do flash.
Há muitos outras configurações que podem melhorar a performance do flash, como o caso do FE lock (Flash Exposure Lock), sistema em que quando é apertamos metade do botão do obturador, a câmera calcula a exposição correta do flash para o centro da cena, ou pra área de foco. Uma vez definida cena e registrado o valor do flash, os disparos subsequentes não precisam de um novo pré-flash, o flash vai direto com o valor definido e travado.
Outra possibilidade interessante da máquina é a posição SL do flash que significaSlow Synchro, que dispara o flash bem lentamente para iluminar melhor o fundo das fotos noturnas.
Lentes
Nas máquinas da Sony e da Nokia a marca de lentes que é sinônimo de qualidade é da fábrica de mecânica de precisão e óptica alemã Karl Zeiss. A Canon preferiu apostar em seu próprio nome e criou as lentes Canon. Ótima iniciativa pois elas não deixam nada a desejar a maioria das marcas famosas.
Por ser ulta compacta, possivelmente a mais fina máquina com estas possibilidades ela só oferece um zoom ótico de 3x, com a distância focal de 5.9 a 17.9mm (equivalente a 35mm). Mesmo assim ela possui um estabilizador de imagem ótico e funcionamento totalmente automático, inclusive no sistema de proteção quando desligamos a máquina.
O Zoom é controlado pela chave nap arte de cima da máquina. Como é pequeno no começo temos um pouco de dificuldade em controlar o nível de zoom desejado. Após os 3X o zoom passa a ser digital. A câmera tem uma característica muito boa neste sentido: Se não estivermos usando a resolução máxima da máquina para fotografar, ela fará boa parte do zoom digital sem perdas de qualidade na imagem! Ela consegue isso calculando a área a ser fotografada dentro de um hipotético quadro de 12 megapixels. Quando o zoom está sem perdas a máquina não dá nenhuma indicação na tela. A cor do indicador de zoom fica branco por volta dos 3X indicando o fim do zoom ótico e fica azul quando começam a ter perdas na imagem por causa do zoom.
Para não haver fotos horríveis o zoom tem limites de acordo com a resolução das fotos. No modo M1 vai até 3.7x digital
No modo M2 vai até 4.6x digital
No modo M3 vai até 7.5x digital
No modo S vai até 12x.
O zoom também pode ser desligado ou travado em 1.5x e 2.0x para a câmera ser usada no modo “teleconversor digital” para aumentar o campo fotográfico sem perda da qualidade da foto (em algumas resoluções podem haver deteriorações por isso os modos de teleconversor tem resoluções específica para uso seguro).
Conectores
Os conectores de comunicação estão localizados no mesmo lugar, na parte de trás no canto superior direito. Esta área tem uma tampinha que protege o acesso a eles e é presa ao corpo da máquina por dois filetes de plástico flexível (acho bastante frágil). São guardados dois conectores, um mini-HDMI universal para a saída de vídeo em alta resolução e um conector AV/ USB para saída de vídeo RCA e acesso a memória da máquina. Pode-se conectar ai um cabo USB universal ou o cabo AV/USB AVC-DC400 fornecido junto com o aparelho.
Bateria
A máquina vem com uma bateria recarregável de íons de lítio bem pequena, modelo (NB-4L). Seu slot está bem junto ao do cartão de memória mais que dificulta a remoção do cartão de memória sem mecher na bateria, especialmente para mãos como a minha. Creio que o furo na porta do slot é para entrar um plug que carregue a bateria em uso ou que alimente a máquina para casos em que necessite de grande demanda, como em filmagens mais não achei nenhum acessório parecido com esse. Então uma coisa que é realmente chata com esta máquina é ter que tirar a bateria e carregá-la em um carregado externo sempre que for preciso
A bateria dura bastante e dá pra tirar umas 300 fotos antes da carca acabar, isso sem contar o uso do Burst, que multiplica esta valor por 3. Isso é muito relativo, depende muito da operação da máquina e do tempo de uso da bateria – no manual fala que a bateria dura 210 disparos com o LCD ligado e 500 com ele desligado, sem uso do zoom ou flash.
Memória
As fotos são gravadas num cartão SD ou SDHC. É um dos formatos mais populares de memória física, baratos e compactos. Eles são usados em milhares de dispositivos. A capacidade de armazenamento depende do tamanho do cartão: um cartão de 8 Gb comporta mais ou menos 2505 fotos em alta resolução ou 43 minutes of vídeo HD. De qualquer forma o número de fotos que ainda cabem na memória é mostrado no canto inferior direito do LCD.
Dica:
Para conseguir o tempo máximo de gravação, e para que as filmagem não tenham travadas esporádicas e som sem sincronismo é necessário um cartão de memória original com a seguinte Classe de Velocidade: 1280 x 720, 30 fps Classe 4 ou superior.
Design: Beleza e tecnologia
A melhor sacada da câmera!
Design e aparência
Num Mercado extremamente competitivo como o das máquinas digitais compactas o design é sem dúvida um dos pontos primordiais na escolha do usuário. Neste ponto a SD780 IS é uma câmera campeã. Além de extremamente fininha e robusta com um acabamento extremamente caprichado ela pode ser encontrada em quarto cores vibrantes: Ouro, Prata, Vermelho e Preto. Estas variações podem agradar a grande maioria dos usuários, inclusive os mais preoculpados com a estética e design de seus produtos de uso pessoal.
Com um número reduzido de controles ela não amedronta os usuários leigos em fotografia (a grande maioria, que quer uma máquina somente para diversão e registro de seus momentos especiais, sem se preocupar com ajustes a comandos mirabolantes).
Uma coisa bem interessante de se observer em relação ao design é que ela é arredondada de forma suave e harmoniosa, quase quadrada, o que dá um diferencial – até mesmo em relação as outras cameras da série ELPH. A Canon SD960, por exemplo, parece um fugão da década de 50.
Tamanho e portabilidade
Sem dúvida é a máquina mais compacta de todas as da sua linha. Ela é tão pequena que pode passar discretamente dentro do bolso de uma calça jeans. Suas dimensões, 87.8 x 54.5 x 18.4mm e peso 115g lhe garantem este título.
Existem câmeras menores sem dúvida mais com certeza somente uma criança poderá opera-las confortavelmente. A SD780 pelo contrário é totalmente operacional por todos os tipos de pessoas, inclusive para mim que tenho as mãos grandes, que me dificulta em usar até mesmo netbooks de 9 polegadas.
Sem contar que a operação é completamente intuitiva.
Menu
Um padrão seguido pela Canon em suas máquinas compactas é um menu expresso acessado pelo seu botão de funções. Este menu tem a linguagem em português disponível e nele temos os controles finos do sistema como ISO, balanço de branco e abertura.
Quando necessitamos de controles mais específicos usamos um menu mais avançado, acessado pelo botão menu. No modo de fotos este menu se divide em duas pastinhas, uma para ajuste da foto e ajuste da câmera.
No modo de vídeo a primeira pastinha muda para configurações de vídeo.
Para acessar as funções usamos o direcional. Temos 26 linguagens diferentes para o menu e ele está redigido com fontes grandes e bem claras.
Facilidade de uso
Um dos fatos mais marcantes em relação à facilidade de uso. Todas as informações estão na tela de forma organizada e com ícones bem intuitivos. Vemos na tela rapidamente informação sobre a ISO, velocidade do obturador e balanço de branco, além da resolução das fotos ou do vídeo, quantidade de carga na bateria e número de fotos ainda possíveis ou tempo de vídeo disponível para a gravação. Facílimo de entender.
Os controles são muito bem posicionados. Uma das coisas que muitas pessoas reclamam é que o botão “FUNC SET” que fica no meio do direcional está no mesmo nível levando os usuários a pressioná-lo por acidente quando estão configurando alguma função da máquina.
Modos: As possibilidade da câmera
Aliando todas as características citadas vamos ver do que a máquina e capaz.
Auto
As fotos podem ser tiradas no modo automático ou manual. No modo auto os controles ficam indisponíveis, e o usuário só tem acesso à resolução das fotos. A câmera se encarrega de tudo, e só mirar e atirar.
Quando estamos no modo manual podemos selecionar a Cena, comando que ajusta a câmera de acordo com o local e condições de luminosidade que estamos.
Modo filmadora
Incrível, é uma máquina fotográfica mais chega perto de uma filmadora. Ela grava filmes em 30 frames por segundos em todas as: 720i (1280 x 720), VGA (640 x 480) e web (320 x 240).
Fiz um video na Central do Brasil nas 3 resoluções para vocês verem a diferença (não liguem para a tremida, pois eu estava em um local não muito amistável e não podia parar para pegar uma cena melhor). Nos videos em HD se sua conexão for lenta de um play, pause e espere o filme carregara para ver sem interrupções:
Vídeo em 320×240:
Video em 640×480:
Video em HD:
40 segundos de video em HD (site cameralabs):
A maioria dos controles manuais e possibilidades estão disponíveis tanto para o modo de foto quanto para a filmagem. Isso deixa em evidência uma das deficiências desta câmera: quando está filmando só temos acesso ao zoom digital (já era de esperar, pois o ajuste de foco na filmagem iria exigir um sistema complexo de movimentação das lentes, e numa máquina ultra compacta isso é um empecilho).
Para habilitar o foco automático na filmadora deve pressionar o botão do obturador até a metade. Quando a máquina travar o foco no ponto termine de apertar o botão até o fim. O brilho e o tom das cores serão ajustados automaticamente durante a gravação, mais o foco ficará exatamente no mesmo nível.
Existe algumas outras possibilidades de edição do vídeo disponíveis na máquina como a possibilidade de cortar o inicio e/ou fim do vídeo capturado em intervalos de 1 segundo apesar de que eu recomendo fortemente que façam qualquer tipo de edição no PC.
Para uma máquina fotográfica está ótimo, os resultados ficaram melhores que os das maquinas Sony que tenho aqui.
Modo Disparo Contínuo e temporizado
A máquina não ofereça variações de modo Disparo Contínuo, que nos possibilita bater fotos na velocidade aproximada de 0.8 imagens por segundo enquanto o botão do obturador permanecer pressionado. Algumas concorrentes têm especificações melhores neste modo.
Já o modo de temporizador é mais flexível. Este modo serve para bater auto retratos e nada mais é do que um timer. Podemos acessar o modo diretamente por um atalho na tecla de baixo do direcional e além dos modos pré-programados de 10 e 2 segundos temos um modo customizável em que selecionamos um “delay” de 0 a 30 segundos e de 1 a10 disparos. Existe também um modo de detecção de face, que dá 3 disparos contínuos quando a máquina detecta um rosto na cena.
Modo Play
Para ver os vídeos e as fotos capturadas pela máquina é só pressionar o botão de play na parte traseira. A captura mais recente é mostrada no display e usando os direcionais para esquerda ou direita navegamos nas demais fotos ou vídeos. Podemos escolher o nível e informação que queremos que seja mostrada na tela e até dar o zoom em uma parte distinta da imagem para melhor visualização dos detalhes.
Usando o botão de zoom podemos ver as imagens miniatura em diversos tamanhos.
Como a maioria das máquinas digitais por padrão a visualização da foto tirada e mostrada automaticamente por 3 segundos, e este tempo pode ser ajustado no menu.
Predefinições automáticas de Cenas
A máquina tem disponíveis 5 modos de cenas primários: Retrato, Fotografia Noturna, Crianças e Animais e Interior e um modo para condições especiais que é selecionado no último ícone. “Condições Especiais” é bem mais específico e conta com 14 modos diferentes que são: Pôr do Sol. Fogos de Artifício, Disparo Lento, Praia, Subaquático, Polarização, Folhagem, Neve, ISO 3200, Macro Digital, Acentuação de Cor, Troca de Cor, e dois modos de composição chamados de Corta e Cola (para criação de fotos panorâmicas).
O modo ISO 3200 é bem interessante, pois potencializa a sensibilidade da máquina ao extremo. O que se tem que ter ciência é que quando selecionamos qualquer um destes modos os controles de ISSO, Balanço de Branco e qualquer outro controle manual é automaticamente desabilitado.
Controles
Uma rápida olhada nos controles.
Controles Manuais
Esta câmera não é para uso profissional. Seu uso se destina ao lazer, por isso nos EUA é apelidada de point-and-shooter (apontar e atirar) por isso ela não tem nenhum tipo de controle manual avançado, como é comum nas máquinas de grande porte. Para ajustes o que temos são os modos de cena e algumas coisinhas extras como ajuste de ISO, balanço de branco e alguns modos interessantes de ajuste de cor. Um ajuste bem útil está bem fácil de ser usado e é a compensação de exposição que é regulada no direcional no painel de controle.
Foco
Como é padrão, ativamos o autofoco pressionando o botão do obturador até o meio. O foco vai de mais ou menos 3 cm (macro) ao infinito. Usando o zoom ótico vai a partir de 45 cm para mais. Usando o zoom digital temo de 33 a 400 mm (equivalente a 35 mm).
Em baixas condições de iluminação é altamente aconselhável acionarmos a lâmpada de assistência de foco (aqui eu deixo ligada por padrão no menu). Ela tem também a função de assistente para o redutor de olhos vermelhos.
Existem vários meios de trabalho do foco automático. No modo AiAF a máquina usa a tecnologia de detecção de faces para enquadrar os rostos encontrados e colocar os pontos de foco em cada um deles. No modo Centro o foco sempre é direcionado para a área central do quadro, sendo o tamanho deste ponto configurado no menu sistema.
A SD780 também vem equipada com um teleconversor digital que ajuda a máquina a aumentar a largura focal em 1.5x ou 2.0x, contudo ele causa uma deterioração na imagem nas duas maiores resoluções. O teleconversor digital de 1.5x digital pode ser usado nas resoluções M2, M3, ou S, enquanto o de 2.0x pode ser usado apenas nas resoluções M3 ou S se o usuário não desejar ter perda de qualidade nas fotografias.
ISO
Em relação a ISO pode ser uma entre as 7 configurações disponíveis: auto, 80, 100, 200, 400, 800 e 1600. Pressionando o botão do obturador até a metade durante o modo automático mostra a ISO selecionada automaticamente pela câmera. O modo de cena ISO 3200 sobrepõe estas configurações e direciona a câmera para a ISO 3200. Nestas condições a câmera trava na resolução M3 (1600 x 1200 pixels).
Balanço de Branco
Pode ser manual ou escolher entre 5 níveis predeterminados: Luz do Dia, Nublado, Tungstênio, Florescente e Florescente H (lâmpadas florescentes tipo luz do dia).
Medição de Exposição
A máquina faz um cálculo automático da luz necessária e ideal para cada tipo de foto, através de um fotômetro automático. Com alguns ajustes podemos ter ótimos resultado. A medição de exposição pode ser ajustada para:
Medição de Exposição: Avaliativa, Média central ponderada e Spot. Além destes modos temos um ajuste chamado compensação de exposição, que acessamos pelo direcional para cima. Existem 13 níveis de ajuste, de -2 a +2 (padrão 0).
Estes ajustes são automáticos e mesmo no modo manual é mais uma escolha pessoal do fotógrafo e não técnica, mais se por algum motivo precisar regular a cena com mais precisão vou explicar por alto como funciona cada um destes modos.
Para fazer esta medição a câmera analisa toda a cena é necessário entender como a câmera faz a medição de luz. Teoricamente a luminância média de uma cena equivale à mesma luminância que um cinza 18% (embora algumas câmeras considerem 13%). Dessa forma, quando você estiver fotografando com sua câmera, ele irá considerar que a área que ele está medindo a luz é um cinza 18%.
Faça um teste: fotografe uma folha de papel branco no modo P (automático) e veja que ela sairá cinza na foto.
Bom, agora que sabemos como o fotômetro da câmera trabalha, vamos entender os modos de medição.

Modo “Avaliativo”: É o modo padrão automático e que é recomendado para a maioria dos cenários. Neste modo o fotômetro avalia toda área do visor pra calcular a exposição, ou seja, a câmera vai medir toda a cena e vai tirar uma média das luminâncias, calculando a exposição correta.

Modo “Média central ponderada”: É parecido com o avaliativo, mas a câmera vai fazer uma média ponderada , dando mais peso à área central do visor, calculando a exposição correta a partir dela. Use este modo quando o objeto principal da foto ocupar a parte central do visor.

Modo “Spot”: A medição da luz é feita na área central ao redor do ponto central de foco, um círculo de 5% da área do visor. Use em cenas com bastante contraste, onde tem muitas áreas claras e escuras, como cenas em florestas.

Um ajuste interessante é o bloqueio AE, que trava a exposição, mais é meio complicado de usar este controle, você tem que apertar o botão de disparo até o meio e então colocar o direcional para cima. Qual a utilidade dele? Vamos supor que vamos fotografar uma cena de alto contraste, digamos um retrato de uma pessoa na praia, de frente para você, com o oceano e o horizonte ao fundo. Como a pessoa está em contraluz, e o resto da cena é dominada pela luz do horizonte, a câmera provavelmente deixará o rosto da pessoa superexposto, para que o céu claro e oceano ao fundo não fiquem superexpostos, pois é a parte dominante do quadro. Pode ser que a câmera acerte na escolha, mas pode também ser que não. Se você quiser que o rosto da pessoa seja exposto corretamente, mesmo que o fundo fique estourado (superexposto) deve aproximar do rosto da pessoa até que o rosto dela preencha o quadro da câmera, então você usa o bloqueio AE para ‘travar’ a fotometria, ré-enquadra a cena e fotografar. Provavelmente o fundo (oceano e céu) ficará estourado, mas o rosto da pessoa ficará exposto corretamente.
Além destes modos temos outro ajuste automático chamado IContrast, que compensa automaticamente o contraste em objetos e faces que ficariam escuros em certos cenários e a detecção automática de faces que direciona o foco para até 9 pontos na cena.
Referência sobe medição de exposição: (https://web.canon.jp/imaging/enjoydslr/part2/2E.html)
Velocidade de disparo
Ela não oferece controle de velocidade manual. O controle é automático e atinge a gama de 1 até 1/1500 segundos.
Apesar da falta deste controle podemos definir a velocidade de disparo para de 1 a 15 segundos para fazer fotos de longa exposição, o tipo de foto em que é extremamente necessário o tripé.
Abertura da lente
Não temos controle manual da abertura. Ela se ajusta automaticamente na faixa de f/3.2 – f/5.8.
Estabilização de imagem
Tem tanto para fotos quanto para vídeo. Temos 3 modos interessantes de estabilização: continuo (sempre ligado), Pré-disparo(somente no momento do disparo, quando o foco trava) e Vertical IS.
O modo Vertical IS, ou Panning, é simplesmente o movimento horizontal da câmera, na mesma direção e velocidade do assunto que se move e que se deseja fotografar. A câmera desconsiderará qualquer movimento horizontal, só fazendo a regulagem do vertical.
Isso resulta num efeito interessante nas fotos, dando uma forte sensação de movimento e velocidade sem tirar o foco do assunto principal, utilizando baixa velocidade de obturador. A ideia é deixar o foco apenas no que interessa, borrando os outros elementos da imagem.
Qualidade das fotos e opções de tamanho
clique nas fotos para ampliar
A fotografia pode ser capturada em duas qualidades: fina e normal e seis diferentes resoluções: L (4000 x 3000), M1 (3264 x 2448), M2 (2592 x 1944), M3 (1600 x 1200), S (640 x 480) e W (4000 x 2248).


Efeitos nas fotos
São vários efeitos (está ai uma coisa que eu não uso: prefiro fazer pós-prudução no photoshop).
As opções são: Vivo, Neutro, Sepia, Pretro e Branco, Diapositivo, Tom de Pele Claro, Tom de Pele Escuro, Azul Vivo, Verde Vivo e Vermelho Vivo. Não estão satisfeitos? Tem mais um modo de cor customizável que nos permite variar em 5 diferentes níveis o contraste, a nitidez, a saturação, as cores verde, azul e vermelho e o tom da pele.
Detalhe interessante é que estes ajustes podem ser feitos até nas fotos armazenadas na máquina. Além destes temos diversos outros ajustes que melhoram em muito as fotos (rodar, recortar, dimensionar, contraste, etc), mais não tem como eu especificar mais aqui pois procuro focar todo ajuste das fotos nas ferramentas de edição do computador porque não confio na telinha da máquina fotográfica.
Um detalhezinho que deve ser acrescentado é que a máquina possui um assistente para criar uma foto panorâmica (pode-se mesclar mais de 26 fotos).
Conclusão
Recomendo!!!
A máquina fotográfica Canon PowerShot SD780 IS Digital ELPH é perfeita no papel a que se presta: ser uma máquina extremamente compacta, estilosa e elegante e mesmo assim ainda mantendo a qualidade oferecida pela marca tradicional. É prática, rápida e tem especificações muito boas se comparada as demais de sua linha, mesmo as das marcas rivais.
12 megapixels são bem acima da resolução das câmeras compactas. Vídeo em alta definição é um atrativo à parte tudo isso aliado à tecnologia de detecção de faces, foco rápido e tela de LCD com ótima resolução e contraste apesar do tamanho reduzido. Agora, por causa de sua miniaturização começam a vir os problemas: Zoom ótico de no máximo 3X, visor ótico pequeno e complicado de usar, botões de controle extremamente pequenos e próximos, ausência de zoom ótico durante a filmagem (presumo que esta decisão foi tomada pelos engenheiros para reduzir a complexidade do sistema de motores das lentes) e a falta de alguns controles manuais (claro que não é uma máquina reflex, profissional ou coisa parecida, mais poderia pelo menos ter um controle melhor da velocidade do obturador).
Profissionais de fotografia vão achá-la extremamente limitada e optarão por outros modelinhos de ultracompactas com mais flexibilidade quando forem comprar sua 3ª ou 4ª máquina (a que eles levam no fundo da mochila quando querem ser discretos ou vão para locais onde não tem como levar seu equipamento de trabalho). Realmente a única coisa que pode chamar a atenção de um fotógrafo ou amante da fotografia mais sofisticado a esta maquina é a sua performance e praticidade.
Jovens, viajantes, pessoas que curtem passeios na natureza, viciados em fotografia pessoal vão adorá-la, pois ela pode estar sempre a mão, viajar na bolsa sem fazer volume, ficar lado-a-lado com o celular nos bolsinhos das mochilas e com certeza vai virar a companheira para registrar aqueles momentos ocasionais, prezando pela descrição e praticidade.
As mulheres vão amar, vai virar um caso de amor, pois além de extremamente fashion em todas as suas cores tem um acabamento perfeito, cabe na bolsinha de acessórios e é perfeita para mãos femininas, e depois de todo o apelo visual e emotivo ainda bate fotos perfeitas.
Prós |
Contra |
• Fininha, bonita e robusta • Display nítido e bem informativo • Controles intuitivos e bem posicionados • Apesar de ser uma máquina amadora tem uma gama enorme de controles, modos, assistente para foco, detector avançado de faces, etc. • Grava vídeo em Alta Definição. • Bateria tem boa capacidade. |
• Botões muito próximos. • Visor ótico desnecessário. • Os controles manuais poderiam ter uma acessibilidade melhor. • Durante as filmagens o zoom ótico não funciona. • A velocidade das fotos sequenciais é lenta, somente 0.8 fotos/s. |
Geral:
- Visual: 9 / 10
- Qualidade de imagem: 8 /10
- Usabilidade: 9,5 / 10
- Especificação: 9,5 / 10
- Preço (Brasil): 6/ 10
Nota final: 8,4
qualquer dúvida entre em contato.
Fiquem a vontade para comentar.
Att.
Especificações técnicas (retiradas do fabricante):
SENSOR DE IMAGEM
Tipo: CCD de 2, 3 polegadas
Pixels efetivos: Aprox. 12,1 MP
PROCESSADOR DE IMAGEM
Tipo: DIGIC 4 com tecnologia iSAPS
OBJETIVA
Distância focal: 5,9 – 17,9 mm (equivalente a 35 mm: 33 – 100 mm)
Zoom: Ótico 3x. Digital aprox. 4x ² (com Conversor Digital de Teleobjectiva aprox. 1,5x ou 2,0x e Zoom de Segurança ¹)². Combinado aprox. 12x
Número f/ máximo : f/3.2-f/5.8
Construção: 6 elementos em 5 grupos (1 elemento UA de dupla face, 1 elemento UA de uma face)
Estabilização de Imagem: Sim (tipo intermutável)
FOCAGEM
Tipo : TTL
Sistema / Pontos AF: AiAF (Detecção de Rosto / 9 pontos), AF de 1 ponto (fixo ao centro)
Modos AF: Único, Contínuo¹, Servo AF¹
Seleção de Pontos AF: Tamanho (Normal, Pequeno)
Bloqueio AF: Opção Ligado/Desligado
Luz auxiliar AF: Sim
Distância Focal: Normal: 50cm-infinito e Macro: 3-50cm
CONTROLE DE EXPOSIÇÃO
Modos de medição: Matricial (ligada à moldura AF com Detecção de Rosto), Ponderada (com predominância ao centro) e Pontual (centro)
Bloqueio AE: Sim
Compensação da Exposição: +/-2 EV em incrementos de 1/3 pontos, i-Contrast para correcção automática do intervalo dinâmico
Sensibilidade ISO*: AUTO, 80, 100, 200, 400, 800, 1600
OBTURADOR
Velocidade: 15 – 1/1500 seg.
BALANÇO DE BRANCOS
Tipo: TTL
Definições: Auto (incluindo WB com Detecção de Rosto), Luz do dia, Nublado, Tungstênio, Fluorescente, Fluorescente H, Personalizado
VISOR
Tipo: Visor Ótico com zoom de imagem real
LCD
Tipo: Monitor PureColor II 2,5 polegadas (TFT), aprox. 230.000 pontos
Cobertura: 100%
Brilho: Cinco níveis de ajuste
FLASH
Modos: Auto, Flash Manual Ligado/Desligado
Velocidade de Sincronização Lenta: Sim
Redução do Efeito de Olhos Vermelhos: Sim
Compensação da Exposição do Flash: FE com Detecção de Rosto
Bloqueio de Exposição do Flash: Sim
Alcance do Flash Incorporado: 30 cm – 3,5 m (W) / 45cm – 2,0 m (T)
Flash Externo: Flash de Alta Potência HF-DC1
DISPARO
Modos: Auto*, P, Retrato, Fotografia Noturna, Crianças e Animais, Interior, Pôr-do-sol, Fogos-de-artifício, Longa Exposição, Praia, Subaquático, Aquário, Folhagem, Neve, ISO 3200¹, Macro Digital, Acentuação de Cor, Troca de Cor, Corte e Cola, Filme.
*com Tecnologia de Detecção de Cenas e Tecnologia de Detecção de Movimento
Efeitos Fotográficos: Minhas Cores (Minhas Cores Off, Cores Vivas, Neutro, Sépia, Preto e Branco, Película Positiva, Tom de Pele Claro, Tom de Pele Escuro, Azul Vivo, Verde Vivo, Vermelho Vivo, Cor Personalizada)
Modos de disparo: Único, Contínuo, Temporizador, Temporizador de Rosto
Disparo contínuo: Aprox. 0,8 disparos/seg.¹ (até o cartão de memória ficar cheio)²
RESOLUÇÃO / COMPRESSÃO
Tamanho da Imagem: (L) 4000 x 3000, (M1) 3264 x 2448, (M2) 2592 x 1944, (M3) 1600 x 1200, (S) 640 x 480, (W) 4000 x 2248. Redimensionar na reprodução (M3, S, 320 x 240)
Compressão: Fina, Normal
Filmes: (HD) 1280 x 720, 30 fps, (L)640 x 480, 30 fps, (M)320 x 240, 30 fps
Duração do Filme : (HD) Até 4 GB ou 29 min. 59 seg ¹; (L e M) Até 4 GB ou 1 hora ²
TIPOS DE ARQUIVOS
Tipo de Imagem Fixa: Compressão JPEG, (compatível com Exif 2.2 [Exif Print]); compatível com Formato de Ordem de Impressão Digital [DPOF] Versão 1.1
Filmes: MOV [H.264 + PCM Linear (mono)]
IMPRESSÃO DIRETA
Impressoras Canon: Impressoras Fotográficas Compactas SELPHY e Impressoras Inkjet da Canon que suportem PictBridge (as opções Impressão de Fotografias Tipo Passe, Impressão de Formato Fixo e Impressão de Filmes só são suportadas nas impressoras SELPHY CP e ES)
PictBridge: Sim
OUTRAS FUNÇÕES
Correcção do Efeito de Olhos Vermelhos: Sim, durante o disparo e a reprodução
Sensor de Orientação Inteligente: Sim
A minha Câmara / O Meu Menu: Personalização de imagem e sons iniciais da câmara
Minha Categoria: Função de marcação de imagens
Histograma: Sim
Zoom de Reprodução: Aprox. 2x – 10x
Temporizador: Aprox. 2 ou 10 seg., Personalizado ou Temporizador de Rosto
Idiomas do Menu: Inglês, Alemão, Francês, Neerlandês, Dinamarquês, Finlandês, Italiano, Norueguês, Sueco, Espanhol, Chinês Simplificado, Chinês (tradicional), Japonês, Russo, Português, Coreano, Grego, Polaco, Checo, Húngaro, Turco, Tailandês, Árabe, Ucraniano, Romeno, Persa
INTERFACE
Computador: Hi-Speed USB (MTP, PTP) conector dedicado (compatível com Mini-B)
Outro: Mini-conector HDMI. Saída A/V (PAL/NTSC)
CARTÃO DE MEMÓRIA
Tipo: SD, SDHC, MMC, MMCplus, HC MMCplus.
SISTEMA OPERACIONAL SUPORTADO
Tipo: PC e Macintosh Windows XP SP2-3 / Vista (incluindo SP1), Mac OS X v.10.4 – 10.5
SOFTWARE
Procurar e Imprimir: ZoomBrowser EX / ImageBrowser
Outro: PhotoStitch
FONTE DE ALIMENTAÇÃO
Tipo: Bateria Recarregável de Lítio NB-4L (bateria NB-4L e carregador fornecidos)
Duração bateria/pilha: Aprox. 210 disparos¹, 300 min. reprodução
Fonte de Alimentação CA: Opcional, Kit de Transformador CA ACK-DC10
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Ambiente de funcionamento: 0 – 40 °C, 10 – 90 % de umidade
Dimensões (LxAxP): 87,0 x 54,5 x 18,4 mm
Peso (só o corpo): Aprox. 115 g
NOTAS
Zoom:
¹ Dependendo do tamanho de imagem selecionado.
² Zoom digital disponível apenas nos modos de imagem fixa e filme standard. O zoom óptico pode não estar disponível durante a gravação de filmes.
Modos AF :
¹ Algumas definições limitam a disponibilidade
Modos:
¹ Resolução fixada em 1600 x 1200.
Disparo contínuo:
¹ Em condições em que o flash não dispara.
² Dependendo da definição de velocidade / capacidade / compressão do cartão de memória.
Duração do Filme:
¹ Para conseguir o tempo máximo de gravação, são necessários os seguintes cartões de memória com as seguintes Classes de Velocidades: 1280 x 720, 30 fps Classe 4 ou superior. 1920 x 1080, 30 fps Classe 6
² Dependendo da definição de velocidade / capacidade / compressão do cartão de memória.
Duração das pilhas / bateria:
¹ Utilizando as pilhas e o formato do cartão de memória fornecidos com a câmara (se incluídos), salvo indicação em contrário.
* Sensibilidade Nominal Standard / Índice de Exposição Recomendado.
Em conformidade com a norma ISO 12232:2006 (20 de Abril de 2006), que especifica o método para atribuir e comunicar as classificações de velocidade ISO para câmaras fotográficas digitais.
Todos os dados têm por base os métodos de teste standard da Canon (de acordo com as normas CIPA), salvo indicação em contrário.
Sujeito a alterações sem aviso prévio.
Ficou muito bom o seu review, bem detalhado e especificado…
Me deixou na dúvida, já estava decidida a comprar uma G10, mas como a grana tá curta, estou revendo meus conceitos..
Camila,
…a G10 é ótima pois apesar de ter as especificações similares a algumas compactas na pratica ela é bem mais rápida e prática. Lhe digo isso porque eu sempre uso uma Sony H10 e ela é uma mão na roda para fotos rápidas e descompromissadas. Estas máquinas com o corpo maior além de serem mais charmosas, darem um toque mais profissional a quem está fotografando, tem as lentes maiores, sistema de motores das lentes bem rápido, foco quase instantâneo, enfim… vale muito a pena esperar mais alguns meses e comprar seu brinquedinho novo em alto estilo.
Roberto Gleydson, pois então, depois de pesquisar por quase dois meses, ler e ler fóruns e mais fóruns, achei que a que mais se encaixava com o que eu queria era a G10, sou bem leiga no assunto, mas eu gostaria de fotos de boa qualidade e câmera relativamente pequena, já que faço bastante trabalho de campo. Pensei em pegar essa Sony, mas tenho uma amiga, que trabalha com fotografia e que fez muita propaganda negativa a qualquer outra marca que não fosse Canon, acabei ficando com isso na cabeça, e também eu gostaria muito de um visor óptico, mesmo que seja precário como o da G10.
Vou esperar mais uns 2 meses, eu esperava que com a G11 a G10 poderia ficar um pouquinho mais barata, falso palpite por que a G11 está 100 doláres mais cara que a sua antecessora no PY.
Você acha que ela é muito superior?
Acho que pra quem não tem tantas expectativas para uma câmera, e busca acima de tudo ultraportabilidade, a SD780 é uma ótima opção. Na sua categoria, parece ser a melhor.
Camila,
não entendi a sua intenção… A G10 é uma câmera robusta, é uma máquina “aponte-e-dispare” com cara de SLR, lente Grande angular real de 75, velocidade, possibiliade de filtros, sensor grande, etc. A SD 780 é ultra compacta. A G11 eu não conheço. Seja qual for sua escolha são ótimas máquinas, não vai se arrepender em nenhum momento.
A Sony H10 (e a H20) sõa boas câmeras, sinceramente eu prefiro as da Canon, mais é gosto pessoal, a Sony é uma marca ótima, as lentes tem uma precisão incrível, por isso recomendo que compare as fotos e veja a que lhe agrada mais…
Se é para levar na bolsa contigo recomento a SD 780… não a largo por nada e na boa, com o valor que vai pagar na G11 dá pra você comprar a SD 780 e uma sony H10 para trabalhos mais pesados, e ainda sobra uns trocadinhos para o cartão de memória.
Quando tomar a decisão me avise que pesquisamos onde o valor vai ficar mais em conta.
at.
Desculpe se não fui bem clara, a Canon G11 é a sucessora da G10 ela veio 100 dólares mais cara, com menos megapixels, e visor móvel, as únicas diferenças que notei foram essas. Eu, preciso que a câmera seja fácil de carregar, por que faço trabalho de campo, mas preciso de uma câmera que faça fotos macro, não precisa ser uma superzoom, gostaria de um visor óptico, e que a câmera fosse rápida nos disparos, por que para fotografar animais preciso ser rápida, as vezes faço fotos noturnas, eu sei que é impossível uma câmera não sendo SLR não apresentar ruídos a noite, mas é claro que eu gostaria de o menos de ruído possível.
Enfim, eu fiquei entre 3 câmeras, Nikon P6000, Canon G10 ou Lumix lx3.
Pelos reviews, percebi que a Lumix é a melhor das 3, acontece que não achei ela no PY, a Nikon também não é muito fácil de achar, e é mais cara que a Canon.
Logo optei pela canon, estava com o dinheiro certo, mas tive gastos fora do orçamento esse mês, então vou ter que esperar mais um pouquinho.
Quanto ao lugar mais barato, eu geralmente compro eletrônicos na Mega no py,
mas se você souber um lugar mais barato, lá tá 455$.
e muito obrigado, pelas respostas, se tiver mais uma sugestão de câmera, ou alguma opinião especifica sobre alguma delas eu agradeço.
Obrigada!
Muito bom o review
Estou muito interessado nesta máquina, mas por favor me responda uma pergunta eu vi que a velocidade do obturador dela é de 1/1500 até 15s. A minha dúvida é eu tenho controle manual sobre essa velocidade ou só através daquelas fotos pré-programadas tipo Fogos de Artificio, Neve, Praia, etc.
Rafael,
infelizmente não temos muitos controles manuais nesta máquina. A velocidade do obturador é regulada automaticamente em cenas pré-estabelecidas pelo usuário ou no modo automático de acordo com a luminosidade. Mesmo assim é uma boa câmera. Recentemente fiz um review da H10 da sony (que atualmente foi substituída pela H20), se você é fã de sony é algo a se pensar, já que elas tem zoom de 10x, mais eu me adaptei mais as fotos “cruas” produzidas pela Canon.
Att.
Muito bom seu resumão. Me ajudou muito!
Tenho uma dúvida: sobre o cartão de memória que vá proporcionar maior duração da filmagem, sua dica é velocidade de gravação de 30 fps, mas nos anúncios de cartão só vejo velocidades em MB/seg. Saberia me indicar um cartão certeiro pra eu comprar e ter o melhor aproveitamento nas filmagens? Muito grata!
Tatiana,
O cartão que você comprou da Sandisk é muito bom e suporta esta velocidade de transferência de dados (pelo menos o original).
A velocidade de gravação não é expressa na caixinha do cartão por dois motivos:
1º porque isso geraria mais um parâmetro para que os produtos chineses enganassem os incautos anunciando velocidades astronômicas quando na verdade apresentam.
2º A velocidade de filmagem depende em 90% dos circuitos da máquina fotográfica ou filmadora.
Qualquer dúvida entre em contato.
Att.
Muito bom o post. Uma duvida: qual a capacidade máxima de cartão de memória suportado por esta máquina? e qual o recomendado por vc ?
Roberto,
este dado não tenho para te passar, entrei em contato com a Sony algumas vezes e nem eles tem a resposta exata, mais tenha certeza que nenhhum cartão fabricado hoje em dia pode sobrecarregar sua máquina, pois o limite lógico dela, sendo um dispositivo de 32 bits são alguns milhares de gigabyters.
Não posso te recomendar um cartão pois cada caso tem uma necessidade específica, mais vou lhe passar minha opinião por experiência própria: compro cartões de 4 Gb para minhas máquinas fotográficas. Porque? Motivo 1: menos de 4 Gb te deixam na mão pois filmam pouquíssimo tempo e te obrigam ou a filmar ou a bater fotos, ficando difícil de fazer os dois.
Cartões de 8 Gb ou maiores ainda são muito caros, e como sei que vão queimar rapidamente com o manuseio (em 15 anos de fotografia amadora com sony já comprei uns 10) prefiro ao invés de comprar 1 de 8Gb comprar 3 de 4Gb.
Deixe um cartão na máquina com 4 Gb e sempre mantenha um na carteira para emergências, como o caso do cartão falhar, estar corrompido e você não ter tempo de trocar (lei de Murphy – as coisas só dão problema quando mais precisamos delas) ou para separar seu trabalho por etapas.
É claro, é uma dica para quem está economizando, se estiver com recursos de sobra, compre o maior que você conseguir encontrar.
Att.
Roberto boa tarde, tenho uma canon 780is preta ela caiu e quebrou a tampa fronta onde tem o zoo como conseguir outra para substituir? Me responda por favor
Patrícia,
não tem jeito, tem que mandar para assistência técnica pois aquela porta não é tão simples de ser trocada.
Se moras no RJ tem muitas oficinas na rua Buenos Aires e uma ótima na praça Tiradentes.
Att,