Última atualização em 28 de janeiro de 2015
No século passado o único meio de se realizar um compra era indo fisicamente na loja, escolhendo a partir de diversas opções e na maioria das vezes negociando com o vendedor um preço mais em conta.
Nossa maior referência sobre o produto era a fama da marca, revistas e pessoas especializadas no assunto e a palavra do vendedor.
Hoje em dia este cenário mudou e temos a internet para nos auxiliar em todos estes passos, inclusive na comodidade de fazer todo o processo sem sair de casa, comprando em sites de leilões ou em lojas virtuais.
Para começar vamos dividir este artigo nestes dois grandes tópicos, sites de leilões (eBay, Amazon, mercado livre, etc) e lojas virtuais (americanas, submarino, etc).
Sites de leilões: mercado livre
Quem nunca comprou no mercado livre? Quem nunca tomou um calote de um vendedor inescrupuloso? Muitas pessoas fazem diversos guias de como comprar com segurança, fórmulas e coisas do tipo, mais contrariando muito do que esta escrito por ai vamos as minhas dicas:
Veja as qualificações do vendedor:
Antes de comprar no mercado livre, verifique as qualificações do vendedor. Se ele tiver um rank muito alto verifique as qualificações negativas, os motivos de reclamação do cliente e principalmente se este cliente não é um golpista tentando comprar de graça. Infelizmente o mercado livre não dá uma garantia ao vendedor contra este tipo de pessoa e uma qualificação falsa, mesmo de um usuário fake e bem complicada (senão impossível) de ser retirada. Vendedores com qualificação baixa ou até mesmo sem qualificação não significa que seja péssimos vendedores e sim iniciantes. Para comprar com eles tenha o seguinte cuidado:
• Se ele morar no seu estado veja se entrega o produto em mãos.
• Se mora longe verifique se ele aceita mercado pago (forma de pagamento em que o usuário paga ao mercado livre e somente quando o produto chega ele libera o valor para conta do vendedor).
• Verifique se seus clientes reclamam da demora na entrega, produto ruim, etc.
• Verifique a garantia e como será o procedimento em caso de defeito de fabricação.
Se o vendedor for qualificado e tiver muitas qualificações positivas e mais seguro fazer o pagamento por deposito em conta corrente, pois desta forma é mais fácil para o vendedor trabalhar e agilizar a entrega de seu produto.
Se comprar pelo mercado pago, nunca libere o valor antes de receber o produto e estar certo de que ele está em boas condições conforme o combinado na negociação. Se houver algum problema o dinheiro ficará retido até que tudo se resolva, e só é liberado mediante sua autorização ou ordem judicial.
Atenção: Alguns golpistas mandam mensagens falsas para o cliente como se fossem o mercado livre mandando o usuário liberar o valor.
Sites de leilões: eBay
O eBay é um site de leilões americano e tem uma grande quantidade de produtos interessantes. Os maiores problemas de comprar no eBay é que a forma de pagamento é PayPal (semelhante ao mercado pago, é um tipo de banco do eBay em que se deposita o valor da compra via cartão de crédito internacional e ele manda o dinheiro para o vendedor) ou cartão de crédito internacional e o fato de todos os produtos estarem no exterior.
Qualquer produto que não seja livros corre o risco de ser barrado na alfândega (de acordo com a forma de envio, como o fedex, ele é taxado em 100% dos casos) onde o imposto chega a 60% do valor do produto considerado por eles (pode até ultrapassar o valor real pago). Teoricamente até U$$ 50,00 o produto não será taxado, mais na prática muitos produtos com valor menor já foram retidos na alfândega para recolhimento de impostos.
Se é iniciante em compras internacionais é interessante comprar de um vendedor que seja identificado pela marca “Power Seller” (equivalente ao Mercado Líderes e Mercado Líderes Gold q vc encontra no MercadoLivre). Tratam-se de vendedores super profissionais que tem um modelo de atendimento e entrega bem organizados e por isso são premiados pelo site com a qualificação.
Para a entrega deve-se verificar como o vendedor do produto que você deseja comprar (na maioria das vezes em inglês). Ao lado da foto do anúncio existe um link que permite enviar um email para o vendedor e perguntar tudo que você quiser antes de comprar.
Diferente do MercadoLivre, o eBay não tem um quadro de perguntas e respostas, então você não tem como saber o que outras pessoas perguntaram sobre o anúncio q te interessou.
Um modelo de pergunta que encontramos na internet para ser feita ao vendedor:
“Hi, I’m interested in . Could you tell me if can you deliver it to Brazil (South America)? How much its shipping would cost me? My zipcode is “
a resposta vai chegar no seu email. Daí, se estiver tudo certo é só dar prosseguimento a negociação.
Lojas virtuais
Hoje temos diversas lojas grandes online, algumas representam suas lojas físicas (casas Bahia, Ponto Frio, Americanas.com, etc), outras só existem no mundo virtual como a submarino. E também temos lojas pequenas, algumas até mesmo feitas por internautas para vender artesanato, pequenos produtos ou coisas usadas.
Apesar do que dizem que não é seguro realizar compras nestas lojas, tomando-se cuidados é bem mais prático e o mais importante, feitos na comodidade de nosso lar.
Procure comprar produtos normais nas lojas grandes como a americanas.com, Saraiva ou submarino, compre os produtos mais específicos e difíceis nas lojas menores. A entrega nas grandes lojas é garantida, pois eles têm que prezar pelo seu nome e em todos os casos que tive problemas com minhas compras eles foram resolvidos de imediato.
Quando for fazer o pagamento verifique se a página de pagamento começa com HTTPS (nas lojas grandes) pois isso vai garantir mais segurança de sua compra e no envio de seus dados neste procedimento.
Verifique o prazo de entrega e acompanhe esta envio pelo link fornecido pela loja.
No caso das lojas menores entre nos fóruns que você usa, como o Orkut e nos site de defesa do consumidor e faça uma pesquisa sobre a reputação desta loja. Verifique no site do registro.br quem é o dono do domínio e se o contato realmente existe e se o telefone da loja atende as ligações.
Veja todas as possibilidades se for a primeira compra e evite comprar produtos muito caros se não tiver um bom relacionamento com esta loja.
Se a loja estiver hospedada em um site de lojas verifique que garantias eles te dão em caso do proprietário não enviar o produto.
Observação: se o produto for enviado pelos correios opte por uma forma de envio com rastreamento e pague o valor do seguro, pois os correios tem histórico de extravio de mercadorias, já perdi vários pacotes enviados por eles e nas vezes que não paguei o seguro nem mesmo o envio foi reembolsado sem dor de cabeça e extrema burocracia.
Bem, é isso, qualquer dúvida sobre este assunto deixe um comentário e tentarei esclarecer melhor ou até mesmo fazer um artigo mais específico para ajudá-los em suas aventuras nos mercados online.
Fiquem a vontade para comentar.
Att.